NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 18/5/2018 - 08:16

CPC inicia “Roda Cultural” sobre temas atuais de olho nas redações

Portal de Notícias PJF | CPC inicia “Roda Cultural” sobre temas atuais de olho nas redações | SDS - 18/5/2018
Nesta quinta-feira, 17, o Curso Preparatório para Concurso (CPC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou o projeto “Roda Cultural”. Através de ciclo de palestras com temas variados, o CPC tem como principal objetivo preparar os alunos do curso para as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e concursos em geral. Serão três rodadas com o tema “Combate à Intolerância”, sendo abordadas questões raciais na primeira discussão. Nas próximas rodas os temas serão “Intolerância de Gênero e Religiosa”.

No primeiro encontro o estudo foi sobre a intolerância racial e as vias para combatê-la, tratando o racismo como estrutura social brasileira, e consequentemente, como afeta as pessoas. Uma das discussões foi sobre as cotas raciais, exatamente para compreender qual a função do sistema. A conversa contou com a presença do “Coletivo Negro Resistência Viva”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que enriqueceu ainda mais a discussão.

A palestra foi ministrada pelo estudante de História, Ricardo Júnior: “Para além de simples conversa voltada para o conteúdo, buscamos formação cidadã para os alunos. E com isso, eles também ganham a possibilidade de aprofundarem mais seus conhecimentos, que poderão ser utilizados nas provas. Rodas culturais como essas, são essenciais, para que os alunos possam entender a questão histórica e refletir sobre como essa questão, nesse primeiro momento, influencia e molda o Brasil atual”.

Para a aluna Marcela Crivelari, as palestras ajudam muito a entender temas que não são dominados e que não se têm conhecimento: “Nas redações do Enem sempre caem temas muito variados e que estão em discussão na sociedade. Falar sobre assuntos diversos nas palestras do CPC auxilia muito e nos faz sentir preparado para fazer uma boa redação”.

A supervisora do curso, Jaqueline Trovato, anunciou que outras atividades serão desenvolvidas paralelamente com o curso: “Iniciaremos em junho outro ciclo de palestras, desta vez com temas sobre o concurso da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Temos como foco aprovar o maior número de alunos nas provas”.

CPC

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) que tem como objetivo criar oportunidades para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior e técnico. Para isso, oferece cursos preparatórios que possibilitem aos alunos concorrer em nível de igualdade nos processos seletivos nas instituições de ensino superior. Oferta, também, preparação para estudantes que desejam realizar provas para concursos públicos municipais e estaduais.

O atendimento tem como público prioritário os participantes de programas sociais federais, estaduais e municipais, incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Outras informações sobre o CPC pelo telefone 3690-8503.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa