| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 18/5/2018 - 08:14



Reconhecimento das cervejarias artesanais de JF faz um ano com avanços no setor



Portal de Notícias PJF | Reconhecimento das cervejarias artesanais de JF faz um ano com avanços no setor | SEDETTUR - 18/5/2018
O reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias Artesanais de Juiz de Fora pelo Governo de Minas completa um ano com avanços. A cidade foi a primeira do estado a ser considerada polo produtor de cerveja artesanal e integrar as políticas públicas estaduais de incentivo ao setor, em maio do ano passado. O processo que desencadeou o reconhecimento foi solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dada a relevância econômica do produto local e seus impactos socioculturais na região. A data será comemorada durante o “Aerofest – Um Brinde a JF”, que será realizado nos dias 26 e 27, no Aeroporto Municipal “Francisco Álvares de Assis” (Serrinha).

Desde o reconhecimento, a cidade assiste ao crescimento do número de produtores e do interesse pelo consumo da cerveja artesanal. Atualmente, Juiz de Fora possui em torno de 15 cervejarias regularizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e outras em processo de regularização, que geram aproximadamente 500 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Paralelamente, a PJF, entidades e empresários começaram a articular a organização do setor na cidade, por meio de grupo de governança, que visa melhorar a qualidade da indústria cervejeira. “Com isso, conseguimos planejar e realizar ações mais coordenadas, como é o caso dos eventos locais”, afirmou o presidente da União Cervejeira da Zona da Mata (Unicerva ZM), Alexandre Vaz. Ele lembrou, também, a busca constante da redução dos custos de produção: “Uma das possibilidades que têm sido estudadas é a importação direta de insumos e maquinário”. A alternativa foi apresentada aos empresários em visita ao Porto Seco de Juiz de Fora, realizada em março deste ano, chamando atenção para a possibilidade de negócios e geração de tributos no município. “O dinheiro que vai para fora, na compra de insumos, poderá ficar na cidade, gerando ganhos em mão dupla. A perspectiva de exportação é também um novo horizonte que se abriu a partir dessa visita”, avaliou o assessor da Sedettur, Marcos Miranda.

Buscar a sinergia entre empresários e parceiros que fomentam o mercado das cervejas artesanais também é um dos objetivos do projeto executado por meio do “Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias” (Procompi) na cidade e região, que tem como público-alvo os fabricantes do produto. Com três frentes de atuação: governança, mercado e organização do negócio, o projeto busca fortalecer a atividade, considerada promissora no município.

“Além da parte gerencial, queremos conhecer melhor e ajudar a organizar o setor, buscando experiências bem-sucedidas em outros lugares, que possam ser replicadas aqui. A primeira ação acontecerá na próxima semana, em evento em Belo Horizonte. Os produtores estão sendo convidados a participar e apresentar os produtos da cidade”, destacou o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae Minas), Gustavo de Freitas Magalhães. Treze empresas estão envolvidas e a intenção é aumentar o número de produtores participantes do projeto, que já conta com recursos de R$150 mil, provenientes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae nacional. Em Juiz de Fora e região, o Procompi é executado pelo Sebrae Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e conta com a parceria da PJF, Unicerva ZM e Associação de Cervejeiros da Zona da Mata (ACZ).

“Dia Municipal da Cerveja Artesanal”

O Dia Municipal da Cerveja Artesanal entrou para o Calendário Oficial de Eventos de Juiz de Fora e será comemorado, pela primeira vez, no próximo dia 27. Para lembrar a data, instituída por lei de iniciativa do vereador Marlon Siqueira, e o reconhecimento do APL, o “Aerofest – Um Brinde a JF” terá a presença de 14 cervejarias artesanais, além de comercialização de alimentação.

O número crescente de eventos voltados à venda das cervejas especiais e a presença delas nas mesas dos estabelecimentos da cidade já são realidade. Soma-se a isso a introdução do tema no ambiente acadêmico: na quarta-feira, 16, foi realizada a mesa redonda “Mercado das Cervejas Artesanais”, durante a programação da “2ª Semana de Gastronomia”, promovida pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES JF), com presença de representantes da PJF, professores e entidades ligadas ao setor. Lá foram discutidos temas relativos ao mercado local, políticas públicas para o desenvolvimento da atividade, a vinculação ao tema do turismo e as oportunidades e desafios do setor.

“A cerveja artesanal é produto tradicional do município, que teve a primeira cervejaria de Minas Gerais, a Barbante, fundada em 1861. A gastronomia mineira é reconhecida internacionalmente, e hoje, na cidade temos, além da culinária, com padrão de excelência, cervejas premiadas, que podem fazer a diferença na experiência dos turistas que visitarem Juiz de Fora”, lembrou a gerente do Departamento de Incentivo ao Turismo da Sedettur, Tatyana Hauck Herdy Hill.

Para o assessor da Sedeettur, Marcos Miranda, o principal ganho com o reconhecimento do APL é a articulação dos envolvidos com a temática da cerveja:. “Antes, tínhamos iniciativas isoladas, desarticuladas, dificultando a efetividade de algumas ações. Hoje, a esfera da governança instituída pelo APL passa a ser a interlocutora privilegiada, fazendo com que o tema ganhe capilaridade na sociedade, passando a ser uma pauta de relevância para o município de Juiz de Fora, no seu especto econômico, na geração de emprego e renda, no turismo e na cultura como um todo da cidade”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.




 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2