NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 20/4/2018 - 17:33

“Caravana de Histórias” apresenta espetáculo no Teatro Solar

Portal de Notícias PJF | “Caravana de Histórias” apresenta espetáculo no Teatro Solar | SE - 20/4/2018
O grupo “Caravana de Histórias” apresentará o espetáculo “Se bicho eu pudesse ser” no próximo domingo, 22, às 16 horas, no Teatro Solar. A apresentação faz parte do projeto “Caravana da Alegria” e promete encantar o público, com a reunião de diferentes linguagens artísticas: a contação de histórias, o teatro, a música e a literatura. Tendo como fio condutor a literatura, o espetáculo é resultado de uma proposta que envolve textos autorais, poesia e músicas de domínio público.

Também será disponibilizado um ônibus para que alunos e professores da escola municipal “Dante Jaime Brochado” sejam levados para assistir à peça, gratuitamente. Para os outros espectadores, os ingressos serão vendidos no local, a partir de uma hora antes da apresentação, pelo valor de R$10. O espetáculo tem classificação livre.

“Se bicho eu pudesse ser” é uma peça que se inspirou em outras criações artísticas: dois livros de histórias de Marisélia Abreu (“O presente do galo José” e “O casamento do Galo José”); a poesia que deu nome ao espetáculo (“Se bicho eu pudesse ser”), de Juliana Angelo; e três músicas (“A ovelha Rosa”, “Tombei, tombei” e “A Caravana contou”).

O espetáculo tem duração de 50 minutos, e o elenco conta com 11 professoras da rede municipal de ensino, juntamente com o orientador do grupo e diretor da peça. A apresentação terá o apoio de outra professora da rede municipal, que fará acompanhamento ao vivo como tecladista. O diretor da peça, Cristiano Fernandes, conta que o espetáculo é “cantado, interpretado e narrado de maneira muito especial, porque nós adoramos contar histórias, e fazemos a proposta de um diálogo entre a narração de histórias, a música, a literatura e o teatro. É dinâmico, interativo e poético”.

O Grupo

Tudo começou com uma simples turma do curso “Leitura e Contação de Histórias”, do Centro de Formação do Professor (CFP) da Secretaria de Educação (SE), em 2012. As alunas: professoras da rede municipal de ensino; o professor: Cristiano Fernandes, formador do CFP, ator, diretor e contador de histórias. Após alguns anos de aprendizado, criatividade e realizações, a turma deixou de ser grupo de estudos para se tornar a “Caravana de Histórias”.

A estreia oficial ocorreu em novembro de 2015, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com um repertório de histórias, poesias e músicas natalinas. A partir daí, o grupo não deixou mais de se apresentar em reuniões e cursos da SE, escolas, festivais e mostras culturais. Chegou a participar da Campanha de Popularização do Teatro e Dança de Juiz de Fora, em 2016. Atualmente, o grupo se encontra toda semana, experimentando novas possibilidades, histórias e modos de contar e cantar.

*Informações com a assessoria de comunicação da SE pelo telefone 3690.8497

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF