NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 13/4/2018 - 17:39

Inscrições abertas para a segunda edição da “Copa do Brasil de Fotografia” em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Inscrições abertas para a segunda edição da “Copa do Brasil  de Fotografia” em Juiz de Fora | SEDETTUR - 13/4/2018
Vem aí mais uma edição da Copa do Brasil de Fotografia em Juiz de Fora. O evento, que movimentou a cidade no ano passado link, será no próximo dia 6 de maio, no Parque da Lajinha (Avenida Paulo Japiassu Coelho, Bairro Teixeiras), reunindo lazer e entretenimento para toda a família. Amantes de fotografia, profissionais ou amadores, já podem se inscrever no site oficial, no endereço eletrônico www.copadobrasildefotografia.com.br/. Os preços variam de acordo com a categoria escolhida.

O desafio consiste em reunir os participantes em um mesmo dia e local, distribuindo tema e condições esperadas das fotografias. A largada é dada, e as fotos devem ser entregues no horário estipulado. Cada categoria pode participar com uma fotografia, e os ganhadores serão premiados no mesmo dia. A novidade deste ano é a “prova on-line”, destinada a fotógrafos que estejam distantes de Juiz de Fora, e dentro do território nacional. “Uma oportunidade de conhecer o Brasil pelos olhos dos brasileiros”, ressalta o organizador do evento, Jorge Vitorio. “Outra novidade é a nossa Mascote, a ´Gio´, em homenagem à primeira fotógrafa brasileira, Gioconda Rizzo, que acompanhará os vencedores de cada categoria”, completa.

A premiação também ficou melhor este ano: além dos acessórios da “Foto Imagem Rio”, os vencedores terão um ano de assinatura gratuita na plataforma 46 Graus, para impulsionar a carreira. “Juiz de Fora teve a maior média de notas de todas as etapas da Copa do Brasil de 2017. E não foi por acaso que alguns dos participantes, como a Maga Bastos e o Paulo Aquino, foram vencedores de um concurso da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e a Soraia Míscoli, a grande vencedora da Expert, fez sua primeira e aclamada exposição “Espelhos da Alma”; durante a “JF em Foco – 2017”, que agora percorrerá o país. Não tenho medo de afirmar que Juiz de Fora respira fotografia da mais alta qualidade”, afirma Jorge.

O supervisor de Planejamento do Turismo, do Departamento de Incentivo ao Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Mário Faria, ressalta que o município fica feliz por ser escolhido novamente para sediar uma etapa da Copa do Brasil de Fotografia. “Comprova que a cidade abraçou o evento, que deu certo. Queremos que a Copa se torne perene aqui, pois é um agregador de boas práticas que evidencia a beleza dos atrativos da cidade”.

O projeto é uma realização da “Conheça Pesquisa de Mercado e Soluções Empresariais” , em parceria com a Produtora Fulltime.tv e conta com o apoio da “Foto Imagem Rio”, “46 Graus”, Prefeitura de Juiz de Fora, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), de Meio Ambiente (SMA) e Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), por meio da Guarda Municipal Ambiental.

A “Praça Cultural também marcará presença na segunda edição da Copa do Brasil de Fotografia em Juiz de Fora, com uma feira de artesanato.

Sobre as categorias

Quem tem até 25 anos pode se inscrever na categoria “Light” e, acima desta idade, na “Graduado”. Em ambas, a foto deverá ser feita em máquina digital profissional ou compacta. A “Mobgrafia” é aberta para fotógrafos de celulares ou tablets. Nesta categoria, a foto deverá ser entregue via fanpage do evento, obedecendo às regras estipuladas. Na categoria “Ensaio” serão premiados modelo, assistente e fotógrafo. A de “Equipe” poderá ter, no mínimo, cinco fotógrafos e, no máximo, 20, de qualquer categoria (exceto “Mobgrafia”), misturada ou não. Vence o grupo que obtiver maior pontuação entre os cinco primeiros fotógrafos.

Na “Prova on-line”, os participantes receberão o tema por meio das redes sociais, 15 minutos após o início da etapa, e terão cinco horas para encaminhar a foto. O nresultado para esta categoria será divulgado em até dois dias.

“Zoom no Futuro”

Em todas as cidades por onde passa, a “Copa do Brasil de Fotografia” é agregada ao projeto “Zoom no Futuro”, que oferece a alunos de escola pública ou projeto social uma câmera e um minicurso de fotografia, apresentando aos jovens de 14 a 18 anos todas as possibilidades que o mundo da fotografia oferece. Assim como em 2017, o projeto será realizado na Casa da Menina Artesã, da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Os selecionados terão inscrições gratuitas na Copa e serão acompanhados por fotógrafo de renome, no dia da maratona, além de ganhar uma bolsa no curso básico da “Olhar Fotográfico”. Na véspera do evento, um dos mais premiados fotógrafos do Brasil, Wander Rocha, jurado da Copa, realizará um workshop de fotografia noturna em Sarandira, distrito de Juiz de Fora. Profissionais e/ou escolas interessados em contribuir com palestra ou bolsas de cursos profissionalizantes, como culinária, informática, idiomas, podem entrar em contato com a organização do evento, pelo endereço eletrônico.

Foto: Divulgação Copa do Brasil de Fotografia

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22