| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SMA
JUIZ DE FORA - 21/3/2018 - 18:20



PJF regulamenta Lei de Pagamento por Serviços Ambientais e lança Programa Produtor de Água



Portal de Notícias PJF | PJF regulamenta Lei de Pagamento por Serviços Ambientais e lança Programa Produtor de Água | SMA - 21/3/2018
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, nesta quarta-feira, 21, a solenidade para a assinatura do decreto que regulamenta a Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e lançou oficialmente o Programa Produtor de Água (PPA) no município. O ato foi conduzido pelo prefeito Bruno Siqueira e teve a presença do vice Antônio Almas, de diversos secretários e servidores municipais.

O decreto regulamenta a Lei nº 13.294, cujo objetivo é estimular os produtores rurais a cuidar dos recursos hídricos e da biodiversidade. Já o PPA busca desenvolver ações voltadas para recuperação e proteção das nascentes, cursos de água e áreas de recarga hídrica.

O projeto desenvolvido pela PJF envolve, prioritariamente, a bacia de contribuição do manancial de abastecimento da Represa “Doutor João Penido”. Futuramente, a iniciativa poderá abranger a bacia do Ribeirão Espírito Santo. As ações são respaldadas pelo Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora, aprovado pelo decreto 11.878/2014.

Durante o evento, houve apresentação técnica detalhando o projeto, realizada pelo supervisor de Saneamento da Secretaria de Planejamento e Gestão, William Gonçalves Ribeiro de Castro, e pela geógrafa e analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), Barbara Ávila.

Unidade de Gerenciamento de Projeto

A Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) é composta pela PJF, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SMA), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), de Agropecuária e Abastecimento (SAA) e de Planejamento e Gestão (Seplag), pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), e pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A formação de parcerias com órgãos federais e estaduais é uma das exigências da Agência Nacional de Águas (Ana) para a implantação do PPA no município, e tem como função a mobilização, o esclarecimento, a motivação, o cadastramento, a assistência técnica e o incentivo à adesão do produtor rural ao programa.

O Pagamento por Serviços Ambientais e o Programa Produtor de Água

O PSA tem por objetivo conceder incentivos econômicos, financeiros, bens e serviços, a proprietários ou possuidores de imóveis rurais ou urbanos com características rurais, que possuam áreas naturais capazes de prover serviços ambientais relacionados à conservação da biodiversidade, à conservação dos recursos hídricos, às unidades de conservação e à captura, fixação e estoque de carbono e à Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Com foco no estímulo à política de PSA, voltado à proteção hídrica no Brasil, o PPA apoia, orienta e certifica projetos que visem à redução da erosão e do assoreamento de mananciais, propiciando melhoria da qualidade, ampliação e regularização da oferta de água em bacias hidrográficas de importância estratégica para o país.

Os projetos, de adesão voluntária, são voltados a produtores rurais que se proponham a adotar práticas e manejos conservacionistas do solo e da água em suas terras. O programa prevê apoio técnico e financeiro para o estabelecimento de arranjos que viabilizem o pagamento por serviços ambientais e a execução de ações em diversos projetos espalhados por vários estados brasileiros. Entre as ações elegíveis, estão a construção de terraços e bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal e saneamento ambiental, entre outros. A ANA possui, aproximadamente, 44 projetos em andamento em todo o Brasil.

Em Juiz de Fora, a lei que criou a política de PSA (13.294/2016) foi aprovada pelo Legislativo em dezembro de 2015 e sancionada pelo Executivo em 2016, e a sua regulamentação, nesta quarta-feira, 21, é mais um passo para a implantação do PPA no município.

Foto: Gil Velloso





* Informações com a Assessoria de Comunicação da SMA, pelo telefone 3690-7454.



 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2