NOTÍCIAS:DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 12/3/2018 - 10:18

Plano de Contingência é ativado para resolver problemas decorrentes da chuva

Portal de Notícias PJF | Plano de Contingência é ativado para resolver problemas decorrentes da chuva | DEFESA CIVIL - 12/3/2018
Nesta segunda-feira, 12, todas as equipes que integram o Plano de Contingência da Prefeitura de Juiz de Fora continuam trabalhando a todo vapor no atendimento ao grande número de chamados recebidos neste final de semana.

Juiz de Fora foi atingida por uma forte chuva, com volume intenso de precipitação num curto espaço de tempo, sendo considerada uma das maiores dos últimos anos. Por isso, a Defesa Civil registrou 85 ocorrências até o momento, sendo 30 na Sudeste, 20 na Leste, 15 na Norte, 9 na Nordeste, 5 na Oeste, 3 no Centro e na Sul.

O pluviômetro da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou a marcar o acumulado de 140mm. Já os do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalados em diversos pontos da cidade, mostraram o índice de 74.38mm na Represa, 69.39mm em Ponte Preta, 64.34mm em Santa Rita de Cássia, e 55.62mm em Igrejinha. O nível Rio Paraibuna estava em 3m29, sendo que entre meia noite e três horas da madrugada deste domingo, o curso d’água subiu quase dois metros.

Os atendimentos do final de semana estão relacionados a deslizamentos de taludes, ameaças de deslizamentos de taludes, trincas em piso, ameaças de queda de árvore, infiltração em piso, enxurradas, alagamentos, rua danificada e queda de árvore.

Em Juiz de Fora, como medida preventiva, cerca de 30 pessoas foram desalojadas devido aos deslizamentos de taludes nos Bairros Bela Aurora, Filgueiras, Santo Antônio, e Nossa Senhora de Lourdes. O serviço social da Defesa Civil realizou o atendimento a estas pessoas, que no momento estão acolhidas nas casas de parentes e amigos.

Além da Defesa Civil, as equipes da Secretaria de Obras (SO), Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) também estão mobilizadas.

A SO realizou a retirada de barreiras que caíram em diversos pontos na Estrada da Lagoa, na estrada de Torreões, e em Sarandira. Nesta segunda-feira, 12, as equipes da SO estão trabalhando no conserto de erosões nas Ruas Luiz Fávero, no Bom Jardim; na Rua Henrique Dias, em Benfica; e na Rua Goiás, no São Bernardo.

A Settra interditou totalmente as Ruas Rosalina Praxedes de Albuquerque no Bairro Santos Anjos e a Monte Líbano, no Bandeirantes. Além disso, estão com trânsito parcialmente impedido a Diva Garcia no Linhares, próximo ao Ecoponto do Demlurb e a Henrique Dias, no Nova Benfica.

Já o Demlurb realizou, neste domingo, os atendimentos emergenciais em toda região central e nos bairros Borboleta, Jardim Esperança e Mariano Procópio.

A retirada da barreira que deslizou no bairro Borboleta foi concluída, e, na manhã desta segunda-feira, 12, o Demlurb dá continuidade aos atendimentos de limpeza e capina no Jardim Esperança e Mariano Procópio, que teve início ontem. O departamento também se preparou para atender possíveis demandas em conjunto com a Defesa Civil.

De acordo com a Cesama, duas elevatórias de água foram atingidas pelas chuvas. Os reparos já foram concluídos e o abastecimento retomado ontem mesmo, durante a tarde. As equipes da Cesama estão empenhadas, ainda, em reparos de redes de esgoto rompidas e entupidas. Os casos onde há risco estão sendo priorizados. Os atendimentos estão sendo feitos por meio do teleatendimento da companhia, por meio do telefone 115.

A Defesa Civil atende 24 horas pelo telefone 199.

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

13/12/2018 - EMPAV
Empav intensifica operação tapa-buracos na cidade
Valor da cesta básica regional tem queda de 9,06%
“Guia do Consumidor”- Variação nos preços dos produtos chega a 258,1%