NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 7/3/2018 - 17:54

Portal de Notícias PJF | Mulheres, ferrovia e direitos trabalhistas são temas de mostra no Museu Ferroviário | FUNALFA - 7/3/2018
“Leopoldina de Conceição – Ferrovia, Maternidade e Direitos Trabalhistas” é a mostra que o Museu Ferroviário de Juiz de Fora abrirá nesta quinta-feira, 8, para temporada de três meses. A exposição, que ficará em cartaz no hall de entrada do prédio (Avenida Brasil, 2.001 – Centro), reúne fotografias e vasta documentação, incluindo cadernetas de ponto dos funcionários, plantas baixas de prédios e manuais de instrução e mapas, entre outras peças. Conforme o diretor do museu, Fernando Luiz Priamo, a ideia é, em uma mesma ação, comemorar os dias “da Mulher” (8 de março), “do Ferroviário” (30 de abril) e “do Trabalhador” (1º de maio).

A maior parte do material exposto integra o acervo pessoal do aposentado José Ricardo Barbosa de Castro, cujos pais - José Barbosa de Castro e Conceição Silva de Castro - foram funcionários da Estação da Leopoldina Railway em Juiz de Fora. A mostra destaca a trajetória de Conceição. Nos anos 1940 e 1950 ela era a única mulher na estação da cidade e uma das poucas trabalhadoras da ferrovia local.

Conceição trabalhou na Leopoldina por 20 anos. Lá conheceu o marido. Eles namoraram, casaram e tiveram filhos. Como “ajudante de estação”, Conceição era exceção à regra, numa sociedade ainda profundamente marcada pelo machismo, e exercia as mesmas funções dos homens que tinham seu cargo. Reivindicou todos os direitos trabalhistas recém-consolidados: licença maternidade e férias, além de benefícios, como plano de carreira e ascensão salarial. “Tudo o que hoje pensamos ser corriqueiro, estava ali na vida de Conceição.
Incluindo a aposentadoria aos 40 anos. Toda sua carreira foi assegurada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completa 75 anos em 2018. Essa exposição é importante nesse momento do país, quando são discutidas mudanças nos direitos trabalhistas. Sendo o direito das mulheres um dos pontos fortes da documentação que será exposta, fica esta visita ao passado como momento de reflexão, se o caminho tomado hoje auxilia ou diminui o papel do feminino no mundo”, observou Priamo.

A historiadora da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Carine Muguet, complementou: “É importante notar que, para a sociedade patriarcal da primeira metade do século 20, o ambiente da ferrovia era considerado hostil à figura feminina. Por isso, a história de Conceição, através de sua relação empregatícia com a Leopoldina Railway, é tão representativa.”

A mostra também reconstrói parte da rotina dos ferroviários, profissão que alcançou grande prestígio social neste período. “Leopoldina de Conceição – Ferrovia, Maternidade e Direitos Trabalhistas” poderá ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

6/10/2022 - SETUR
Espaço Cidade recebe exposição “Santinhos: policromia em madeira”
6/10/2022 - SS
Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 8