NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 28/2/2018 - 16:22

Portal de Notícias PJF | Teatro Paschoal Carlos Magno: Juiz de Fora recebe nova casa de formação e difusão cultural               | FUNALFA - 28/2/2018
Após 37 anos de espera, Juiz de Fora finalmente receberá o Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar – atrás da Igreja de São Sebastião – Centro). A conclusão do novo equipamento cultural, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), é uma expectativa antiga da classe artística e da população. A entrega das obras terá três dias consecutivos de programação. Na sexta-feira, 2, acontece uma solenidade presidida pelo prefeito Bruno Siqueira, reunindo cerca de 400 convidados. Haverá apresentação da Orquestra Sylvio Gomes, do pianista Guilherme Veroneze, além de um cortejo do Programa Gente em Primeiro Lugar e a mostra “Catálogo”, que reúne obras de 52 artistas locais.

No fim de semana, dias 3 e 4, o teatro será aberto ao público, com apresentações musicais - Joãozinho da Percussão e Cacaudio, no sábado, e Dudu Lima, no domingo -, além do espetáculo “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”, da Companhia Caititu, que será encenado nos dois dias. Baseada na cultural popular mineira, a peça é escrita e encenada por Susana Nascimento.

O acesso ao Paschoal Carlos Magno nos dias 3 e 4 se dará por meio de convites que serão distribuídos na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234 – Centro), na sexta-feira, dia 2, das 9 às 17 horas. Cada pessoa poderá retirar até dois convites, mediante apresentação do CPF. Também haverá distribuição de convites na portaria do Paschoal, nos dias 3 e 4, a partir das 18 horas.

Sonhos e obstáculos

A história da casa de espetáculos teve início em 1979 quando o dramaturgo carioca Paschoal Carlos Magno (1906-1980) esteve em Juiz de Fora para prestigiar uma peça do Grupo Divulgação. Na ocasião, ele sugeriu ao então prefeito Francisco de Mello Reis que erguesse um teatro municipal.

A obra teve início em 1981. No entanto, os trabalhos foram marcados por imprevistos, como a instabilidade do terreno escolhido e a necessidade de indenizar proprietários de imóveis vizinhos, cujas estruturas foram abaladas. Com o estrangulamento orçamentário provocado pelos gastos não programados, as obras foram suspensas e não figuraram como prioridade nas administrações subsequentes. O sonhado teatro municipal ganhava então o estigma de “elefante branco”, que perdurou por anos no imaginário dos juiz-foranos.

Cerca de 30 anos depois, em sua primeira gestão, o prefeito Bruno Siqueira lançou-se ao desafio de superar entraves técnicos e financeiros para, ao lado de aliados como o ex-superintendente da Funalfa Toninho Dutra, viabilizar a conclusão do teatro, em atendimento ao clamor artístico e popular. O respaldo decisivo veio do Governo do Estado de Minas e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que aportou recursos da ordem de R$ 6 milhões, permitindo a retomada efetiva da construção em 2014.

Em 2018, ano em que a Funalfa completa 40 anos, o Teatro Paschoal Carlos Magno finalmente abandona o status de teatro inacabado para consolidar-se como realidade. A cidade recebe um centro difusor de cultura no qual poderá escrever novas histórias e viver novos sonhos.

Com uma estrutura moderna e multiuso, o equipamento tem condições de abrigar as mais variadas manifestações artísticas, do teatro à dança, das artes plásticas à música. A plateia tem 403 lugares, além de área destinada a cadeirantes.

– Sexta-feira
19h – Apresentação do pianista Guilherme Veroneze
20h - Cerimônia oficial com descerramento da placa
- Cortejo do Programa Gente em Primeiro Lugar
- Apresentação da Orquestra Sylvio Gomes
- Exposição “Catálogo”, reunindo obras de 52 artistas de JF. Curadoria de Fernanda Cruzick e Sérgio Neumann

Dia 3 – Sábado
15h e 16h - Visitas guiadas, com agendamento prévio pelo e-mail imprensa.funalfa@pjf.mg.gov.br
17h - Show com Joãozinho da Percussão e Cacaudio
19h - Espetáculo teatral “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”

Dia 4 – Domingo
17h - Show com Dudu Lima
19h - Espetáculo teatral “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22