NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 8/2/2018 - 17:00

Alunos de escolas municipais visitam “Academia do Skate”

Portal de Notícias PJF | Alunos de escolas municipais visitam “Academia do Skate” | SE - 8/2/2018
O skate é o mais novo esporte a estar presente na Olimpíada de Tóquio em 2020, mas parte de sua prática ainda é desconhecida do grande público. Assim, até 16 de março, os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental de 40 escolas municipais serão levados para participar do projeto "Academia do Skate", no Shopping Jardim Norte. Em parceria com a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o projeto está disponibilizando 40 ônibus para levar os estudantes até o shopping. Serão 25 veículos distribuídos por meio de sorteio entre as regiões sul, leste, sudeste, nordeste e rural. Os outros 15 foram oferecidos à região norte, foco das ações do projeto, visto que concentra o público jovem que transita mais vezes no shopping.

O “Academia do Skate” foi idealizado pela associação “Natividade”, de Belo Horizonte, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas. O presidente da associação, Rafael Diniz, acredita que Minas é um estado onde o skate não é tão valorizado, por isso o projeto foi criado, com “a ideia de popularizar e divulgar sua prática como esporte, já que ele ainda é muito marginalizado”.

“O projeto rodou a região metropolitana de Belo Horizonte e, depois de três meses, veio para o interior, sendo Juiz de Fora a primeira cidade a recebê-lo”, informou Diniz. Ele explicou que “o skate não é um dos esportes mais acessíveis. Não é ´qualquer pessoa´ que pode dar para seu filho um skate, e com o projeto o jovem tem a oportunidade de experimentar.”

O "Academia do Skate" visa dar oportunidade aos jovens de terem o primeiro contato com o esporte, por meio de palestras gratuitas e aulas supervisionadas, para promover a prática. Na quarta-feira, 7, o “Academia do Skate” recebeu um dos primeiros grupos, quando 41 estudantes da Escola Municipal “Álvaro Lins” puderam conhecer a pista e se familiarizar com o esporte.

O professor de português e música da escola, Alex Fabiany Paes, disse que já percebeu que “alguns alunos andam de skate pelo bairro. Eles gostam, e sair do bairro é uma oportunidade. Na escola têm projetos de esporte, dança e teatro, que trabalham o corpo. Praticar skate ajuda os que são mais inibidos a participarem dos projetos”, explicou.

O skatista hexacampeão mundial e padrinho do “Academia do Skate”, Sandro Dias, o “Mineirinho”, estará em Juiz de Fora no dia 22, para um bate-papo com os participantes. Em 3 e 4 de março será organizada competição de "mini ramp", modalidade que, segundo Rafael, “é mais democrática, pois é variação entre a ´half-pipe´ (rampa grande e vertical) e o ´street´” (obstáculos de rua)", ou seja, trata-se de modalidade que "permite que a pessoa tenha o primeiro contato com obstáculos verticais". Todos os jovens que passaram pela pista poderão participar do campeonato, e a população poderá acompanhar a realização do torneio.

Qualquer pessoa pode participar do “Academia do Skate”: basta procurar a pista no estacionamento do Shopping Jardim Norte, de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas, e domingo, das 14 às 20 horas. O interessado precisa preencher ficha de inscrição, e poderá utilizar a pista, tendo aula com os instrutores.

Para participar não é necessário ter skate, pois o programa tem toda a infraestrutura de equipamento para empréstimo aos interessados em explorar um pouco mais deste mundo de quatro pequenas rodas. A participação no projeto é totalmente gratuita.

Foto: Thiago Britto

* Informações com a assessoria de comunicação da SE pelo telefone 3690.8497.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa