NOTÍCIAS: SARH
JUIZ DE FORA - 17/11/2017 - 18:04

PJF dá continuidade a curso de capacitação para motoristas

Portal de Notícias PJF | PJF dá continuidade a curso de capacitação para motoristas | SARH - 17/11/2017
Com objetivo de promover sensibilização para direção segura, atualização técnica e desenvolvimento pessoal e social, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está oferecendo curso de capacitação para os servidores municipais com funções de motoristas e operadores de máquinas. A primeira turma contou nesta sexta-feira, 17, com aula sobre atualização em legislação de transporte e trânsito, ministrada pelo supervisor de Processamento de Autuações de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Jorge Lima.

A proposta do curso é alertar que, para dirigir bem, guiar com atenção e prudência, além de conhecer bem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é essencial refletir sobre responsabilidades, deveres, proibições, conduta e comportamento para um trânsito seguro para todos.

Os treinamentos são pautados em duas vertentes, que se complementam: desenvolvimentos pessoal e social e o técnico. Cada área abriga módulos próprios que, por sua vez, reúnem disciplinas correlatas e aceitam a inserção de outras mais, conforme o interesse ou âmbito de atuação dos diversos setores da administração municipal.

A capacitação revisará os principais pontos da legislação de trânsito, refletindo sobre temas relacionados ao comportamento emocional do condutor, com ênfase na manutenção da postura ética e segura. O material está dividido entre quatro disciplinas: atualização em legislação de transporte e trânsito; direção defensiva e preventiva; Sistema Informatizado de Controle e Frota de Veículos (DimFrotas); e conduta moral e emocional no trânsito.

Serão apresentados conteúdos do “Guia do Condutor”, disponibilizado online, que contém reflexões sobre a importância da afirmação de conduta mais preventiva no trânsito e algumas recomendações essenciais. Apoiado no guia, baseado nas orientações do CTB, e explorando e ampliando seu conteúdo em aulas, os instrutores convidados promoverão atualização objetiva do conhecimento sobre as principais regras de trânsito, trabalhando com os condutores a construção de postura consciente, crítica, habilidosa, reflexiva e defensiva.

De acordo com a gerente do Departamento de Apoio Administrativo e Recursos Humanos da Secretaria de Saúde (SS) Jacqueline Honasses, o retorno dos motoristas que estão participando da capacitação tem sido positivo: “Os motoristas estão se sentindo muito valorizados, porque há muito tempo não tinham capacitação. Esse curso está sendo importante, principalmente por abordar di0versidade de assuntos”.

Para Márcio Brandão Pereira, motorista de veículo leve II, por ser reivindicação antiga da categoria, “o curso é importante, não só para nós, motoristas, mas também para a administração, para qualificação melhor de seus condutores”.

O curso tem participação dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG), da Subsecretaria de Desenvolvimento Institucional (SSDI). De acordo com a gerente do DDS, Claudia Stumpf, “ele atende demanda da SARH, no sentido de atualizar informações relativas à conduta dos motoristas. Para isso, pensamos na organização de material que pudesse facilitar e orientar os condutores da PJF”.

As aulas serão ofertadas, inicialmente, para aproximadamente 200 motoristas de veículos leves, pesados, condutores e operadores de máquina da administração direta, ligados às secretarias de Obras (SO), Saúde (SS) e SARH.

Texto: Leticya Bernadete

Foto: Patrick Bedeschi

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27