NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 17/10/2017 - 17:04

Portal de Notícias PJF | Seminário com servidores da Secretaria de Saúde tem como tema o cuidado integral à mulher | SS - 17/10/2017
Ser mulher com peito, além do peito e de peito. “De peito, porque queremos que todas não adoeçam e continuem com seus peitos; além do peito, pois não é apenas este câncer que acomete as mulheres; e de peito, pois elas precisam ter garra e coragem para enfrentar e combater todos os tipos de violência a que ainda são submetidas”, explicou a enfermeira Ana Beatriz Quirino.

Foi em meio a este amplo contexto que aconteceu o seminário sobre o cuidado integral à saúde da mulher nesta terça-feira, 17. O evento fez parte da programação do “Outubro Rosa”, promovido pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), voltado para supervisores de todas as áreas, com objetivo de difundir informações e estimular o cuidado com a saúde.

E foi nesse contexto que a médica mastologista do Instituto de Saúde da Mulher, Patrícia Oliveira Carmo, chamou a atenção para os altos índices de incidência e morte de mulheres vítimas da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram mais de 57 mil casos em 2016, e mais de 14 mil mortes. Estes números, de acordo com Patrícia, poderiam ser menores, com aplicação de cuidados preventivos, como atenção a fatores de risco ambientais e hormonais, além da realização de exames de rotina, que podem garantir diagnóstico precoce, aumentando a sobrevida e as chances de cura.

Impasse

O encontro foi marcado, ainda, pelo debate sobre a liminar da 20ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendendo parcialmente portaria do Ministério da Saúde, que permite ao enfermeiro requisitar exames. Com isto, estes profissionais ficariam impedidos de realizar exames de rastreamento, como o papanicolau, por exemplo, que é o preventivo de colo de útero, e também solicitar o mamografia, indicado para mulheres a partir de 50 anos para a prevenção do câncer de mama, além de outras ações de promoção de saúde coletiva. Metas desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), e reforçadas com implementação do conceito de Estratégia de Saúde da Família em 1994, as ações de promoção de saúde coletiva estão atreladas às equipes multiprofissionais, que têm nos enfermeiros peças fundamentais.

Na abertura do evento, a secretária de Saúde da PJF, Elizabeth Jucá, leu nota onde a SS se filia à posição tomada pelos conselhos Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), no qual as entidades manifestam preocupação quanto aos prejuízos no acesso dos cidadãos às ações de saúde essenciais: “Este é um momento de preocupação. A decisão não é definitiva, mas temos que ficar atentos, pois se ela for mantida, teremos que repensar a atenção primária da forma como é hoje, e ela funciona bem. Seria um retrocesso, pois vai contra a lógica da saúde coletiva”, avaliou a secretária. Decisão oficial da SS será divulgada nesta quarta-feira, 18, com orientação aos enfermeiros de todas as unidades de saúde do município.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros
23/4/2024 - SEDIC
​"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades