NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 11/10/2017 - 16:47

Portal de Notícias PJF | Informação e autoestima marcam a abertura oficial do “Outubro Rosa” na Secretaria de Saúde | SS - 11/10/2017
Despertar, sensibilizar e orientar o público feminino para a necessidade de cuidar da saúde de forma integral é a proposta da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que, nesta quarta-feira, 11, abriu oficialmente a campanha “Outubro Rosa: Cuidando da Saúde do Peito, Corpo, Mente e Alma das Mulheres”.

Na oportunidade, a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, levou a funcionárias e funcionários a mensagem do poema “Quando chegar”, da escritora Martha Medeiros, destacando a importância do autocuidado como a melhor forma de viver cada fase da da vida saudável e feliz. O vice-prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, enfatizou que muitos ainda insistem em dizer que “a mulher é o sexo frágil”, quando, na verdade, são elas que vão à luta todos os dias e ainda arrumam um tempo para se cuidar. “Apesar dos dados alarmantes de câncer de mama, o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o público feminino é quem ainda cuida do seu corpo, olha para si e se prepara para viver por mais tempo e de forma saudável”.

Integrando as atividades de abertura, a mastologista Ana Cláudia Dias Souza Figueiredo, do Departamento da Saúde da Mulher (DSM), coordenou um bate-papo com o tema “Saúde da Mulher: Câncer de Mama e Colo do Útero”. Ela tirou dúvidas das servidoras sobre a temática e destacou a importância de buscar ajuda – e como o fazer – quando a mulher identifica algo incomum no próprio corpo, quando e com qual frequência realizar a mamografia e o exame papanicolau e de que forma o DSM está preparado e capacitado para auxiliar nesse cuidado.

A médica ressaltou, ainda, o papel das servidoras da área de saúde, que é o de auxiliar a família, as amigas e companheiras de trabalho e a comunidade em geral: “Como temos mais informações de como proceder, somos peças fundamentais na prevenção e cura de cânceres, que, se identificados precocemente, têm mais chances de cura. As servidoras da área da saúde conhecem o caminho, desde o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) até o direcionamento para um procedimento mais complexo. Por isso, são capazes de orientar as pessoas corretamente e salvar vidas”.

Além disso, música, dinâmica, sessões de maquiagem e massagem, serviços de saúde, como teste de glicemia, avaliação nutricional e aferição de pressão, também marcaram a manhã. Para a servidora do Serviço Único de Saúde (SUE), Hélbia Pires, a informação é fundamental para a prevenção. “Às vezes não nos damos conta da importância da prevenção e do cuidado com nosso corpo. Na dinâmica percebemos que a gente não deve ficar parado e precisamos cuidar mais de nós”, conta ela.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389/ 7123.

19/6/2018 - SETTRA
Sistema biométrico em Juiz de Fora é pioneiro no Brasil
19/6/2018 - SEL
LFC e Dominados são os primeiros campeões da “Copa JF de Futebol Amador” 2018