NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 19/9/2017 - 18:33

Casa da Cidadania realiza exposição cultural sobre feminilidade

Portal de Notícias PJF | Casa da Cidadania realiza exposição cultural sobre feminilidade | SDS - 19/9/2017
Refletir sobre o papel da mulher na sociedade e a feminilidade é o propósito da exposição “Sua Voz”, que exibe artesanato feito por pessoas em situação de rua, acolhidas pela Casa da Cidadania. São painéis de tecido com escritas, desenhos e bordados, feitos em conjunto por 14 participantes. Foram coletados depoimentos de mulheres com vida e situação econômica diversas. As frases serviram de inspiração e foram reproduzidas nas obras, que estão expostas na galeria “Sylvio Moreira”, do Banco do Brasil do Calçadão, na Rua Halfeld, 770. A mostra vai até o próximo dia 29, a entrada é gratuita, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30.

Segundo a educadora social Flávia de Almeida Vieira, que acompanhou a produção, o objetivo do trabalho era unir, através da reflexão, dois grupos de pessoas que passam por desafios: “Tanto pessoas em situação de rua quanto mulheres sofrem preconceito e violência. Enquanto realizávamos a atividade, eles pensavam sobre as relações de gênero e como estas afetaram suas histórias de vida”.

Uma das obras expõe a frase da educadora: “Por aquelas que se foram, por nós e por aquelas que virão, que a voz seja ouvida dentro e fora de mim”. Antônio, que bordou as linhas que enfeitam o quadro, observa: “Muitas mulheres sofrem violência, mas ninguém sabe, porque elas não falam sobre isso”.

Cleide é uma das acolhidas e foi a responsável pela caligrafia de alguns quadros expostos, além de participar com uma das frases, que ressalta a importância do respeito entre homens e mulheres. Sobre o artesanato, ela diz que “trabalhos manuais distraem minha mente e prendem minha atenção”.

A Casa da Cidadania é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), de acolhimento de pessoas em situação de rua . O serviço é executado pela Associação de Apoio Comunitário.

* Informações com a SDS, através do telefone 3690-8314.

Texto: Clarissa Ramos

18/3/2024 - SEDH
86 casais se inscrevem no primeiro dia para o “Bem Casado”
18/3/2024 - SAS