NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 12/9/2017 - 18:05

Guarda Municipal tem capacitação em sistema de informática

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal tem capacitação em sistema de informática | SESUC - 12/9/2017
“Processos de Informática” foi o tema da capacitação semanal da Guarda Municipal de Juiz de Fora (GMJF). O treinamento aconteceu na Escola de Governo e teve como foco o sistema utilizado na Sala de Operações da Unidade (SOU), integrando a programação planejada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH).

O objetivo é levar conhecimentos gerais a todos os guardas sobre como operar o sistema da SOU. "A importância de estender a compreensão sobre o funcionamento do sistema a todos os guardas e não somente àqueles que atuam no posto da SOU se justifica tanto pela transparência das ações, quanto pela noção acerca do complexo banco de dados montado, bem como pela capacitação de profissionais que amanhã podem vir a atuar nesse posto", destaca a comandante da GM, Emilce de Castro. "O operador da Sou precisa saber acessar todos os recursos do sistema, fazer lançamentos de informações, gerar número de documentos de ocorrência, prestar informações. Tudo isso, de maneira ágil, precisa e responsável", completa.

A SOU é a central de comunicações da Guarda Municipal, que opera 24 horas, através do número 153, atendendo à população e aos próprios guardas em demandas relativas aos serviços operacionais, como mapeamento do turno, guardas empenhados em cada posto, registro de ausências, remanejamentos, trocas de serviço, entrada de documentos, atestados, licenças, previsão de escala, relatórios, geração de número de ocorrência. Todas essas informações são enviadas ao sistema e armazenadas na SOU.

Capacitação Continuada

O objetivo do processo de capacitação é o aprimoramento das ações da Guarda Municipal. Desde o início de suas atividades, em 2008, a corporação recebe capacitação permanente em assuntos relacionados à função. Semanalmente, toda a tropa tem compromisso de participar de treinamento. São duas horas destinadas à discussão de temas da realidade profissional e atividades físicas.

Atualmente, a corporação cumpre uma programação de cursos que se estende até novembro. Na lista de instruções a serem cursadas, constam ainda Código de Posturas, Liderança e Comportamento, Informática, Defesa Pessoal, Manuseio de Equipamentos, Primeiros Socorros, Brigadista, Proteção de Autoridades e Legislação de Trânsito.

* Informações com a assessoria de Comunicação da Sesuc através do 3690-7245.

23/1/2018 - FUNALFA
Funalfa divulga programação oficial do Carnaval 2018
23/1/2018 - SMA
Parque da Lajinha recebe palestra sobre “Sementes crioulas”