|   -A     Padrão     A+   |  
Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 24/8/2017 - 15:23



Participantes aprovam realização da Conide



Portal de Notícias PJF | Participantes aprovam realização da Conide | SEDETTUR - 24/8/2017
“Sem dúvida, o evento será um marco no esforço de cooperar para competir, para colocar Juiz de Fora e região novamente no radar nacional. A Conide (Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira) é um convite para que possamos trabalhar na mesma direção.” Com estas palavras, o diretor de inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ignácio Delgado, encerrou a conferência, que reuniu gestores públicos, empresários, entidades, profissionais e academia, durante dois dias, para debate de temas relacionados a desenvolvimento e inovação e perspectivas de aplicação na realidade regional.

Realizada pelo Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), a Conide discutiu, no seu segundo dia, a implementação de conceitos de smart cities (cidades inteligentes) e parcerias público-privadas, apresentou informações sobre o desenvolvimento da região da Zona da Mata e reuniu jovens empreendedores, que apresentaram suas experiências em startups (inicialização) e tecnologia. A iniciativa foi aprovada pelos participantes. “Um evento inovador, como o nome já diz, de alto nível. Juiz de Fora não tem tantos eventos como esse. Tivemos uma receptividade incrível, vários contatos de parceria. A visibilidade para a empresa foi muito grande”, avaliou Gustavo Mesquita, engenheiro ambiental sanitarista e sócio-diretor da CimoEngenharia Soluções Ambientais.

Experiências compartilhadas

No painel “Smartcities e as Parcerias Público-privadas”, Eudo de Lima, subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno da Prefeitura de Manaus (AM) apresentou projetos implementados, com utilização de tecnologias que transformaram a realidade municipal: “Fiquei muito feliz por poder compartilhar a minha experiência. Fui muito ajudado, conheci muitos municípios. Hoje em dia, poder compartilhar e poupar um tempo das pessoas que estão atrás dessas soluções, contando um pouco do que fizemos, é muito importante”.

Felipe Fulgêncio, diretor executivo da M2M Telemetria, e vice-presidente de iluminação pública do instituto Smart City Business America, considerou o evento experiência “fantástica”: “A gente conseguiu mostrar o que temos desenvolvido fora, tanto em termos de tecnologia com empresas brasileiras como exportando tecnologia para fora do Brasil, além do papel institucional de mostrar como os projetos de smart cities são possíveis de ser implementados em cidades como Juiz de Fora, copiando outros modelos ou desenvolvendo o próprio”.

“Como é uma conferência de desenvolvimento, acho que incrementa para mim tanto o feedback(comentário) das pessoas que passam e avaliam, dão ideias diferentes, quanto pela visibilidade que o evento oferece”, avaliou Gabriel Rodriguez, professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), na apresentação do “Sistema de Apoio a Inteligência Estratégica de Segurança Pública”, projeto em fase de testes, que propõe uso de sistema de denúncia por meio da internet, através de um Gabinete Interinstitucioal das Forças de Segurança (Giforseg).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Juiz de Fora, João de Matos,afirmou que “a Prefeitura busca estar presente em todos os momentos que favoreçam a construção de políticas públicas, não só na Conide, mas em todos os eventos que reúnam empreendedores da cidade, trabalhando para melhorar o ambiente de negócios e se aproximar do mundo acadêmico, tão forte aqui”. “As políticas públicas devem ser planejadas a médio e longo prazo. Portanto, estar presente na conferência é reafirmar que a atual gestão converge todos os movimentos a favor do desenvolvimento do município e região.”

Realizada pelo GDI Mata, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da UFJF, do IF Sudeste e da Embrapa Gado de Leite, a Conide teve o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Lanetwork Serviços de Rede e Informática, da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), das secretarias de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), da Caixa Econômica Federal e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), contando com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Cimo Engenharia e Soluções Ambientais, e produção-executiva da Partner.

Foto: Carlos Mendonça





* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.



 IMPRIMIR 
22/4/2019 - SDS
SDS abre inscrições para capacitação sobre conceitos sexuais
22/4/2019 - SEL
SEL divulga boletim de resultados da Copa Prefeitura Bahamas de Futsal
22/4/2019 - SS
Hospital Dr Geraldo Mozart Teixeira realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
22/4/2019 - SDS
SDS discute tolerância no futebol
22/4/2019 - FUNALFA
Praça CEU funciona também como ponto de estudo do Encceja
22/4/2019 - SE
Prefeitura lança programa “Saúde na Escola” nesta terça-feira
22/4/2019 - SEDETTUR
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta segunda-feira
22/4/2019 - SS
Prefeitura realiza ações em vários pontos da cidade para eliminar focos do Aedes
22/4/2019 - FUNALFA
Funalfa recebe propostas para o “Corredor Cultural”
22/4/2019 - FUNALFA
Irmãos Berti: youtubers se apresentam no Teatro “Paschoal Carlos Magno”
22/4/2019 - EMPAV
Campanha “Eu cuido de JF” alerta para vandalismos que prejudicam a iluminação pública
22/4/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu promove oficina temática “Pequenos Curumins”
22/4/2019 - SDS
CMDCA divulga edital para escolha de Membros dos Conselhos Tutelares
22/4/2019 - SS
Saúde promove curso de gestantes para adolescentes grávidas
22/4/2019 - SS
Idosos começam a ser vacinados contra o vírus da gripe
22/4/2019 - SO
Secretaria de Obras recupera redes de drenagem durante o feriado
17/4/2019 - SCS
“Bem Comum” promove “Caçada aos Chocolates” no Curumim Barreira do Triunfo
17/4/2019 - SE
Secretaria de Educação realiza encontro para promover a literatura nas escolas
17/4/2019 - SETTRA
Settra vistoria novos ônibus que passam a circular a partir desta quinta-feira
17/4/2019 - SARH
PJF divulga novas listagens de convocação de professores, secretários escolares e coordenadores pedagógicos
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | 6° andar - Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2016 - Site versão 3.0