NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 18/8/2017 - 17:50

Seminário discute políticas para população em situação de rua

Portal de Notícias PJF | Seminário discute políticas para população em situação de rua | SS - 18/8/2017
Neste sábado, 19, é comemorado o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, e, para lembrar a data e reforçar a importância de uma rede de cuidados mais capacitada, voltada para este público, foi realizado nesta sexta-feira, 18, o primeiro seminário regional, com o tema “O Cuidado à População em Situação de Rua e Suas Interfaces com a Rede de Atenção à Saúde”. O evento teve como principal foco apresentar o trabalho feito pelo programa, envolvendo os servidores que atuam na atenção primária e público em geral.

A discussão abordou a inserção dessa população nas redes de atenção à saúde e de proteção social, com o intuito de integrá-las, como forma de dar visibilidade às demandas e necessidades desses cidadãos. Também foi oportunidade de esclarecer o papel da atenção primária, o comportamento dos servidores na relação com a assistência social e o papel do “Consultório na Rua”.

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, que esteve no evento, acrescentou que, muitas vezes, as políticas buscam, a partir de olhar higienista, tentar garantir a proteção da população, ao retirar o cidadão em situação de rua do lugar que é de pertencimento dele, naquele momento: “São questões que envolvem preconceitos. O `Consultório na Rua´ é experiência única e genuína, que traz fortemente esse princípio acerca do cuidado à população vulnerável. Ele reconhece a redução de dano e a perspectiva do cuidado.”

O diretor-executivo da Associação Casa Viva, José Eduardo Amorim, explicou que este é assunto complexo, que necessita de muita reflexão e desprendimento conceitual: “É preciso abandonar qualquer tipo de preconceito, mas sabemos que é difícil, porque envolve valores pessoais e profissionais. A palavra que define o `Consultório´, desde o surgimento, em 2012, é o acolhimento, para que, futuramente, eles tenham autonomia para se tratarem nas unidades básicas de Saúde (UBSs)”.

A coordenadora do “Consultório na Rua”, da Secretaria de Saúde (SS), Tatiana Tavares, explicou que o objetivo do seminário é fazer com que todos estejam abertos para reconhecer o morador de rua e entender o papel do projeto, que é justamente ir aos locais onde eles vivem: “Atualmente, a população em situação de rua chega a quase mil cidadãos em Juiz de Fora. Então, é preciso ampliar as reflexões sobre o assunto e mudar os nossos ouvidos e olhares quanto a isso.”

O evento aconteceu na sede da Superintendência Regional de Saúde, promovido pelo programa “Consultório na Rua”, em parceria com o Governo de Minas, em apoio à Associação Casa Viva.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos