NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 11/8/2017 - 17:22

Guarda Municipal recebe capacitação sobre inteligência emocional

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal recebe capacitação sobre inteligência emocional | SESUC - 11/8/2017
Os integrantes da Guarda Municipal (GM) participaram de encontro com a psicóloga e gerente do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Leila Abrahão, sob o tema “A Inteligência Emocional”, para o encontro semanal de capacitação dos guardas municipais. A palestra abordou os aspectos emocionais que envolvem o serviço desempenhado pela corporação. O trabalho em equipe, a necessidade de autoconhecimento e a importância de desenvolver as relações sociais e interpessoais foram assuntos tratados através de dinâmicas e conversas espontâneas do grupo.

A etapa faz parte do processo contínuo de capacitação por que passa toda a tropa da GM. Atualmente, a corporação cumpre programação de cursos que se estenderá até setembro. Na lista de instruções havidas e previstas constam código de posturas, liderança e comportamento, inteligência emocional, defesa pessoal, manuseio de equipamentos, primeiros socorros, brigadista, proteção de autoridades e legislação de trânsito.

Sobre a capacitação, a comandante da GM, Emilce de Castro, ressaltou: “Em nosso dia a dia temos de lidar com diferentes tipos de pessoas e abordagens, fazendo com que o controle das emoções seja de suma importância. Com certeza, essa capacitação chega para agregar conhecimento e união”.

Para o supervisor de capacitação da GM, Leandro Lisboa, “o encontro ajuda a equipe na superação do desgaste emocional que, por vezes, é inerente à rotina de trabalho dos profissionais”.

Leila Abraão considera que, através do conteúdo e vivências propostas no curso, ao fazer reflexões sobre a influência dos sentimentos nos relacionamentos interpessoais, as abordagens e o trabalho em equipe podem ser beneficiados. Segundo a psicóloga, tomar consciência das emoções é o primeiro passo para que se consiga fazer a gestão dos comportamentos.

Capacitação continuada

O "Plano de Capacitação da GMJF" foi estruturado e viabilizado numa ação conjunta entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e a de Administração e Recursos Humanos (SARH). Ele foi estabelecido para atender a necessidade de adequação à grade curricular definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O objetivo é o aprimoramento das ações da corporação que, desde o início de suas atividades, em 2008, recebe capacitação permanente em assuntos relacionados à função. Semanalmente, toda a tropa participa de treinamento. São duas horas destinadas à discussão de temas da realidade profissional e atividades físicas.

* Informações com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania através do telefone 3690-7245.

18/10/2017 - SAA
Pesquisa registra queda no preço médio do leite tipo C
18/10/2017 - FUNALFA
“O Kinofrei” exibe produção alemã sobre abandono familiar