Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 11/8/2017 - 16:06

6ª Jornada Mineira do Patrimônio - Diálogo harmônico entre antigo e moderno

Portal de Notícias PJF | 6ª Jornada Mineira do Patrimônio - Diálogo harmônico entre antigo e moderno  | FUNALFA - 11/8/2017
O diálogo harmônico entre antigo e contemporâneo foi a tônica da segunda visita do projeto “O Patrimônio Cultural de Juiz de Fora de Portas Abertas”, realizada na quinta-feira, 10, no casarão que sedia o Colégio Cave, na Rua Tiradentes, Centro. Em 2014, o imóvel passou por reforma complexa, na qual se buscou preservar as características arquitetônicas externas e preparar o espaço interno para a rotina de uma instituição de ensino. “Tivemos a preocupação de não interferir na fachada e, ao mesmo tempo, garantir a operacionalidade do casarão, ocupado hoje por 17 salas de aula, anfiteatro, laboratórios, salas de professores e de estúdio, biblioteca e pátio. Ainda temos uma cozinha pedagógica em fase de acabamento”, contou o diretor do Cave, Lawrence Ponte Gomes.

A historiadora do colégio, Ana Maria Beraldo Crespo, recebeu os visitantes com explanação sobre o imóvel, pastiche (imitação) do “Palacete Bolívar Caramuru”, existente no mesmo terreno, mas com fachada para a Rua Floriano Peixoto. O prédio do Cave foi projetado para ser extensão da construção original, já que os imóveis são do mesmo proprietário. A construção do palacete original, hoje ocupado por um escritório de advocacia, teve início no final do século 19, enquanto a obra do anexo data de 1983, quando foi executado também o restauro do primeiro imóvel.

No prédio do Cave circulam hoje em torno de 500 alunos do ensino médio e cursinho, além de usuários da academia no subsolo. Entre as curiosidades no interior da construção estão o cofre onde eram guardadas as armas da conservadora que ocupava o espaço, o uso das torres e a adaptação de janelas: “A reorganização do espaço mostrou que a arquitetura pode conciliar o respeito pela memória sem inviabilizar o uso da construção para outras finalidades,” afirmou a historiadora da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Carine Silva Muguet.

O circuito “O Patrimônio Cultural de Juiz de Fora de Portas Abertas” é desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Funalfa, sob coordenação da Dipac. O projeto integra a programação da 6ª Jornada Mineira, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha/MG).

As próximas visitas do circuito acontecerão nesta segunda-feira, 14, e na terça, 15, no Hotel Renascença, na Praça da Estação (João Penido), 22, no Centro Histórico de Juiz de Fora.

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.

16/7/2018 - SARH
Escola de Governo sedia primeiro encontro do “Programa de Preparação para Aposentadoria”
16/7/2018 - FUNALFA
Inscrições para ´Prêmio Amigo do Patrimônio` entram na reta final