NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 7/8/2017 - 19:23

“Bem Comum” apoia "Hora do Mamaço" e “roda de conversa” no final de semana

Portal de Notícias PJF | “Bem Comum” apoia "Hora do Mamaço" e “roda de conversa” no final de semana | SS - 7/8/2017
Um litro de leite humano doado pode salvar até dez crianças. Muitos desconhecem essa informação. Porém, para quem participou da "Hora do Mamaço", muitas questões como esta foram esclarecidas. A ação, promovida pelo Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz e Fora (PJF), em parceria com o “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS), e a Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma), aconteceu na manhã de sábado, 5, no Parque Halfeld, reunindo dezenas de mães.

Além do “mamaço", a iniciativa contou também com roda de conversa, parte da programação da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Todos Juntos Pela Amamentação". Lá, foram destacados pontos sobre o aleitamento materno, sua importância e os prazeres e as dificuldades a serem enfrentados.

Uma das participantes da “roda” foi Aline Bandeira, mãe de Liz, 4 anos. E com a experiência adquirida quando a menina ainda mamava, Aline destacou: "Amamentei minha filha até os três anos, pois sempre soube dos benefícios. Ela nunca tomou antibióticos na vida, e tenho certeza de que isso se deve à amamentação."

De acordo com a proposta da Amma, a ação buscou dar voz às mulheres que conseguiram e às que não conseguiram amamentar, além de ajudar aquelas que buscam apoio nesse processo. As participantes puderam trocar experiências, expressando suas dificuldades e conquistas. Esta foi mais uma ação do “Agosto Dourado”, campanha nacional que tem como principal objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância da amamentação, que pode, e deve, ser realizada em público.

“Neste encontro, tivemos a oportunidade de incentivar as participantes à amamentação e à doação do leite. E explicamos sobre os benefícios do alimento para as crianças”, relatou a coordenadora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Bernadete Monteiro Oliveira.

A campanha

Deflagrada em 2012, a partir da situação de uma mulher, abordada sob alegação de que não poderia amamentar o filho em local público, o “Mamaço” busca reunir o maior número possível de mulheres em espaço aberto, para que amamentem seus bebês ao mesmo tempo e, assim, chamem a atenção da população para a necessidade desta prática.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3690-7389/7123.

18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades