| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 24/7/2017 - 18:03



Parque da Lajinha recebe segunda etapa da “Copa do Brasil de Fotografia”



Portal de Notícias PJF | Parque da Lajinha recebe segunda etapa da “Copa do Brasil de Fotografia” | SEDETTUR - 24/7/2017
Juiz de Fora sediou, nesse domingo, 23, a segunda etapa da “Copa do Brasil de Fotografia”. O evento teve início em março, em Petrópolis - RJ, e trouxe a segunda etapa para Juiz de Fora, no Parque da Lajinha (Avenida Paulo Japiassu Coelho) contando com a participação de fotógrafos profissionais, iniciantes e amadores.

Os competidores tiveram cerca de uma hora e meia para percorrer todo o Parque em busca de imagens que atendessem ao tema “Natureza em Detalhes”. A etapa Juiz de Fora foi dividida nas categorias individual (“Desafio Light e Expert” e “Mobgrafia”), de trio e equipe. Cada categoria pôde competir com apenas uma imagem e, posteriormente, torcer para ter sua fotografia selecionada pelo júri técnico.

Além da competição, o Parque da Lajinha recebeu a quarta edição do projeto “Praça Cultural”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com “food trucks”, barracas de alimentação e artesanato, atração musical, brinquedos gratuitos para as crianças, além de brincadeiras e recreação do projeto “Dia de Magia”, que participou, também, com um bazar solidário.

A movimentação chamou a atenção. A cabeleireira Sara Silveira tem o hábito de caminhar no Parque da Lajinha todos os domingos e aprovou a iniciativa: “Uma pena que eu não trouxe o meu celular, senão entraria no campeonato. Tenho certeza que os participantes farão belíssimas imagens, pois o Parque é lindo. Tomara que tenham outros eventos como esse por aqui”.

A estudante de Publicidade e Propaganda, Sâmara Lucci, veio de São Paulo para passar férias na casa dos pais em Juiz de Fora e ficou com o primeiro lugar na categoria Ligth. “Fiquei sabendo da Copa através de uma revista. Quis aproveitar o tempo ocioso para me dedicar à fotografia, que é algo de que eu gosto muito e que pode contribuir com a minha formação acadêmica. Com a vinda para Juiz de Fora, uni o útil ao agradável”.

O supervisor da Guarda Municipal Ambiental (GMA) da PJF, Denílson Luiz, também participou da competição e contou como Juiz de Fora passou a fazer parte da programação do evento. “A partir de uma exposição fotográfica realizada aqui no Parque da Lajinha, em 2016, foram iniciados contatos com fotógrafos de diversas localidades, o que nos permitiu chegar até os organizadores da Copa. Eles se interessaram em promover a atividade aqui no parque e, assim, levamos a proposta para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA), com a GMA, e com toda a equipe que trabalha aqui no Parque, permitiram que o projeto fosse concretizado”.

O supervisor de Planejamento da Sedettur, Mário de Faria, avaliou as atividades no local. “A Praça Cultural já é um projeto consolidado na cidade, e, especialmente neste domingo, tornou o Parque da Lajinha um espaço multifacetado, com as atividades oferecidas em uma área do estacionamento, sem prejudicar os usuários que já frequentam o parque aos domingos.

Sobre as categorias

Quem tem até 25 anos, pôde se inscrever na categoria “Light” e, acima desta idade, na “Expert”. Em ambas, a foto pôde ser feita em máquina digital profissional ou compacta. A “Mobgrafia” foi aberta para fotógrafos de celulares ou tablets. Nesta categoria, a foto precisou ser entregue via fan page do evento, obedecendo às regras estipuladas. Também foram criadas duas equipes, com cinco fotógrafos cada, que puderam competir em grupo e individualmente. Ainda foram formados dois “Trios”, que premiaram modelo, maquiador e fotógrafo.

A pontuação, para todas as categorias, considerou coloração, tema e critérios técnicos. As inscrições variaram de R$ 30 (“Mobgrafia”) a R$ 140 (prova em trio). Todos os participantes receberam um kit com sacola e camisa, entregue no dia e local do evento.

“Zoom no Futuro” premia jovem atendida pela “Casa da Menina Artesã”

Por todas as cidades por onde passa, a “Copa do Brasil de Fotografia” é agregada ao projeto “Zoom no Futuro”, que oferece a alunos de escola pública ou projeto social uma câmera e um minicurso de fotografia. Em Juiz de Fora, o programa social "Casa da Menina Artesã", da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), foi escolhido para receber o projeto. A adolescente selecionada, Ohana Aparecida Duarte, de 13 anos, recebeu uma câmera fotográfica e um minicurso de fotografia com duração de quatro meses, além da inscrição para a competição. A entrega foi feita pelo vice-prefeito, Antônio Almas, que destacou a integração social do projeto. “Essa é uma oportunidade para que a Ohana possa iniciar um projeto profissional de sucesso para o futuro. Ela vai poder aprender com profissionais experientes, e, quem sabe, se revelar como uma grande fotógrafa reconhecida no Brasil ou até mesmo mundialmente”.

Além dos prêmios oferecidos pelo projeto, Ohana ficou com a segunda colocação na categoria Light. Ela revelou, também, uma outra paixão: a gastronomia. “Eu gosto muito de cozinhar. Pretendo um dia ter um restaurante de comidas típicas, me formar em gastronomia, ser bem-sucedida e fotografar meus pratos para depois publicar as imagens”.

De acordo com o organizador da “Copa do Brasil de Fotografia”, Jorge Vitório, “o projeto nasceu a partir de dois grandes hobbies: as provas esportivas de rua, que reúnem milhares de pessoas, e a fotografia. A diferença é que, na maioria dos concursos fotográficos, não há interação entre os participantes. A maratona tem clima diferente, reúne amigos, provoca ansiedades na largada e na conferência do resultado e promove interação”.

Todos os participantes ganharam medalhas e camisa do evento. Os vencedores da Copa foram premiados com troféus e brindes variados por categoria. Os resultados podem ser conferidos no site (https://www.copadobrasildefotografia.com.br) e no facebook (https://www.facebook.com/corridafotgrafica/).

Foto: Divulgação Sedettur

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur e do vice-prefeito, através dos telefones 3690-8341 e 3690-8596, respectivamente.



 IMPRIMIR 
16/4/2024 - FUNALFA
Livro que reúne notícias de jornais de JF nos séculos XIX e XX será lançado na sexta, 19
16/4/2024 - SRH
Abril verde é tema de ação com servidores da Secretaria de Obras
16/4/2024 - SESUC
Projeto “Nossa Escola” se une ao grêmio estudantil da escola Santos Dumont
16/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Dr. Cássio Vieira Marques usam tecnologia para compartilhar sonhos
16/4/2024 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio realiza visitas mediadas temáticas no próximo fim de semana
16/4/2024 - FUNALFA
CCBM sedia mais um módulo do Curso Cinema, Cultura e Sociedade
16/4/2024 - PROCON
Procon autua financeira por conceder crédito irresponsável 
16/4/2024 - SG
“Nós no Bairro” entregou lazer, serviços e música no bairro Retiro no último sábado, 13
16/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades
16/4/2024 - FUNALFA
Espetáculo “Fuxico” estreia temporada no Teatro Paschoal, nesta quinta, 18
16/4/2024 - DEFESA CIVIL
Simulado de emergência de barragens em Monte Verde têm boa adesão da população
16/4/2024 - JF PREV
Representantes da JFPrev realizam visita técnica ao Instituto de Previdência do Município de Jundiaí
16/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU terá Encontro de Brechós e Roda de Capoeira no sábado, 20
16/4/2024 - SE
E. M. Presidente Tancredo Neves recebe projeto “RECICLE: Educação Ambiental”
15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP
15/4/2024 - SEDIC
Sala do Empreendedor realiza curso gratuito de “Boas Práticas na produção de Alimentos”
15/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil abre processo seletivo para contratação temporária de técnicos em edificações
15/4/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: quatro jogos fecham a 3ª rodada
15/4/2024 - DEMLURB
11 pets ganharam um novo lar no último evento de adoção no Parque Halfeld
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2