NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 21/7/2017 - 16:03

Portal de Notícias PJF | PJF lança aplicativo “Cittamobi Acessibilidade” ampliando utilização para deficientes visuais | SETTRA - 21/7/2017
Garantindo maior acessibilidade ao cidadão juiz-forano e inserindo ainda mais as pessoas com deficiência ao contexto social da cidade, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou na manhã desta sexta-feira, 21, o aplicativo “CittaMobi Acessibilidade”. A nova ferramenta, disponível para os usuários dos sistemas Android e IOS, acrescenta os recursos do “TalkBack”, possibilitando sua utilização por pessoas com deficiência visual. Durante o evento ocorreu também a abertura do workshop “Ruas Completas”, visando a capacitação do corpo técnico do poder público.

Através de suporte de voz, o aplicativo oferece às pessoas com baixa ou perda total de visão dados precisos, como a localização de pontos próximos, os veículos da frota adaptados e a previsão de chegada dos ônibus, entre outras informações. Durante o evento, o prefeito Bruno Siqueira afirmou que a Prefeitura vem buscando ao máximo utilizar a tecnologia a favor dos serviços oferecidos à população: “Desde 2014, quando implantamos o `CittaMobi´, conseguimos melhorar muito a qualidade da informação ao usuário de ônibus e facilitar o seu dia a dia. Hoje, essa nova versão do aplicativo vem ampliar as funcionalidades disponíveis e garantir mais segurança às pessoas que, antes precisavam de ajuda para ter acesso ao transporte público”.

O secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, explicou que a nova ferramenta é a continuidade de projetos de acessibilidade já implantados pela Settra na cidade: “Uma das diretrizes dessa administração é investir na qualidade e ampliar o acesso das pessoas ao transporte coletivo, dando mais dignidade e autonomia à pessoa com deficiência. Acreditamos que são soluções como essa, além do aumento de oferta de táxis adaptados e da ampliação da frota de ônibus com elevadores, que tornarão possível melhorar a qualidade do transporte público de Juiz de Fora e reduzir o número de veículos nas ruas”.

De acordo com a gerente do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Thaís Altomar, o projeto tende a promover a independência e inclusão do cidadão: “O aplicativo vem nesse sentido, com linguagem acessível, permitindo às pessoas com deficiência a utilização da cidade como qualquer cidadão”.

“Ruas Completas”

Também na manhã desta sexta-feira foi realizado o workshop “Ruas Completas”, debatendo iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cidade e a democratização dos espaços públicos. Juiz de Fora está entre os 11 municípios do país escolhidos pela iniciativa da organização não governamental World Resources Institute (WRI Brasil), em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que tem como objetivo apresentar os conceitos do projeto para o corpo técnico da cidade e de outras da região.

Conforme a analista de desenvolvimento urbano da WRI, Ariadne Samios, a proposta é garantir segurança e conforto, priorizando o tráfego de pedestres e ciclistas: “Queremos mudar o paradigma de que as vias são feitas para os carros, e desenvolver a cidade para as pessoas”. Até o fim de novembro a cidade participará da capacitação técnica e do desenvolvimento de projeto para uma das vias da cidade, que será compartilhado com outras vias e municípios da região.
Até o momento, já aconteceram três workshops de “Ruas Completas”: em Recife, Fortaleza e Joinville, que já começaram a desenvolver projeto. Cada uma dessas cidades elencou uma via para ser reformulada a partir desse conceito, e as vias atenderão de forma mais confortável e segura todos os usuários.

Foto: Thiago Britto.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa