NOTÍCIAS:SCS
JUIZ DE FORA - 14/7/2017 - 16:14

“Bem Comum” - Mais de 3,3 toneladas de agasalhos são distribuídos

Portal de Notícias PJF | “Bem Comum” - Mais de 3,3 toneladas de agasalhos são distribuídos | SCS - 14/7/2017
O inverno, que chegou com força à cidade este ano, trouxe mais que temperaturas baixas. Trouxe também a confirmação da solidariedade do juiz-forano. Em apenas 40 dias, mais de 3,3 toneladas de produtos, como calças, casacos, calçados e cobertores, foram arrecadados em campanhas de doação de agasalhos apoiadas pelo projeto “Bem Comum”, da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Nesta sexta-feira, 14, mais uma parte dos materiais recebidos no Espaço Cidadão, onde há posto permanente de coleta, foi repassada a outra instituição assistida. Desta vez, a favorecida foi a Sociedade Beneficente “Mão Amiga”, que atende 195 famílias da região sul da cidade.

Grande parte dos agasalhos recebidos durante as campanhas já foi distribuída em junho e julho, e está aquecendo centenas de crianças, homens e mulheres, especialmente pessoas em situação de rua ou que estão em vulnerabilidade social, e são assistidas por equipamentos cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Defesa Civil. Durante o recebimento dos donativos, a presidente da Sociedade Beneficente “Mão Amiga”, Maria Aparecida da Silva, afirmou que o apoio do “Bem Comum” é de total importância para a instituição: "As famílias assistidas estavam aguardando a chegada de agasalhos, pois o frio veio forte. Mas graças a Deus o ´Bem Comum`, mais uma vez, nos ajudou com essas doações".

Balanço positivo

Entre as ações realizadas com apoio do “Bem Comum” está a campanha “Eu me Importo”, promovida pela União Nacional dos Agentes de Lideranças Comunitárias e Sociais (Unalcs). Neste projeto houve ainda a participação especial do Tuka`s Band, grupo de rock que realizou show beneficente durante a programação do “Corredor Cultural”, realizado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Alimentos e agasalhos arrecadados foram repassados aos assistidos pelo Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop), da Casa de Passagem para Mulheres e do Núcleo Cidadão de Rua, instituições assistidas pela SDS.

Em junho, o Parque da Lajinha foi palco do "aulão solidário” para arrecadação de agasalhos. A iniciativa, nascida através dos "Treinadores do Bem", grupo de educadores físicos que promove ações voluntárias, também teve o apoio do "Bem Comum". Todo material recolhido foi entregue à Fundação "Maria Mãe – Obra dos Pequeninos de Jesus", que assiste pessoas em situação de rua. Para a presidente da instituição, Vanessa Farnezi, as doações chegaram em boa hora: “Como temos muitos cadastrados, é sempre bom receber doações, ainda mais nessa época.”

Dando continuidade à ideia de juntar atividade física com solidariedade, a “Terceira Caminhada pela Vida”, promovida pela Fundação Hemominas, em parceria com o “Bem Comum” e os "Treinadores do Bem", reuniu mais de 250 pessoas no parque do Museu Mariano Procópio, no final de junho. A iniciativa alertou sobre a importância da doação de sangue, e contou com participação de vários grupos e entidades, como “Doutores do Amor”, “Médicos do Barulho” e escoteiros. Os agasalhos recebidos foram encaminhados à "Campanha por Mais Calor Humano", promovida pelo “Pró-Paz”, programa educacional com foco no combate à violência e morte de crianças e adolescentes na cidade. O “Bem Comum” e o Shopping Jardim Norte também foram parceiros nesta iniciativa.

"Movimentando Para Aquecer o Próximo". Com esse nome, a campanha, promovida pela Academia Cia. do Corpo, em parceria com o “Bem Comum”, promoveu diferentes ações, com intuito de arrecadar agasalhos, como o “Mega Aulão de Dança e Zumba”, promovido no dia 2, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com cerca de 180 participantes. Ao todo, a campanha, que começou no início de junho, arrecadou 545 itens, entre eles, cobertores, sapatos e roupas femininas, masculinas e infantis. Todo material doado foi entregue à SDS e repassado aos centros de assistência às pessoas em situação de rua: Centro Pop, Casa da Cidadania e Casa de Passagem para Mulheres.

A gerente de Marketing da Prefeitura, Sabrina Santos, afirmou que o “Bem Comum” reuniu diferentes parceiros em prol de uma só causa: ajudar o próximo neste inverno: “Os números de agasalhos arrecadados foram bastante expressivos e mostram que a população de Juiz de Fora é extremamente amorosa e solidária. Hoje, os agasalhos doados já estão ajudando pessoas que precisam, e isso é algo que enche o coração de alegria. Agradecemos a cada parceiro e pessoa que tirou um tempo para reorganizar seu armário e ajudou a distribuir boas ações pela nossa cidade”.

*Informações com assessoria de Comunicação Social da PJF pelo 3690-7246.

Preço da cesta básica nacional registra queda de 2,86%
Custo da cesta básica regional apresenta queda de R$ 4,49
23/11/2017 - SG
PJF realiza encontros sobre “Redução de Danos” nesta sexta-feira