| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 30/6/2017 - 18:35



GDI Mata comemora um ano e apresenta balanço de atividades



Portal de Notícias PJF | GDI Mata comemora um ano e apresenta balanço de atividades | SEDETTUR - 30/6/2017
Vinte e dois atendimentos, sete eventos, quatro visitas técnicas e uma proposta de trabalho para parceiros externos são alguns dos resultados apresentados pelo Grupo de Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata) em um ano de atividades. O balanço foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 30, a entidades parceiras, em reunião realizada no restaurante Picanha, Pimenta e Pinga, no Bairro Aeroporto. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, que assinou a adesão do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) ao Grupo, composto, atualmente, por 24 entidades parceiras.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, falou sobre o papel do GDI para alavancar o desenvolvimento regional. Entre as ações já realizadas através do grupo, o titular da Sedettur citou o projeto da macaúba, que prevê a implantação de um centro produtor da palmeira na Zona da Mata, e já conta com a adesão de 38 prefeituras da região; o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local das Cervejarias pelo Governo do estado de Minas Gerais; e as discussões para a criação de um modelo de desenvolvimento territorial rural sustentável na região do Rio do Peixe.

O secretário chamou a atenção para o caráter regional do grupo, fortalecido, na ocasião, pela participação do Fopemimpe. “Pensamos, hoje, que as ações de cada entidade pode ser potencializada pelo GDI, que é apartidário e possui um só objetivo: o desenvolvimento da região”. Matos ressaltou, ainda, a importância da adesão de entidades para a promoção do intercâmbio tecnológico entre o setor produtivo e centros de inovação e tecnologia, um dos objetivos do GDI Mata.

Wadson Ribeiro destacou o papel do Fopemimpe como ferramenta para a construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos micro e pequenos negócios no estado de Minas Gerais, missão que dialoga com o trabalho realizado pelo GDI Mata: “A articulação com o GDI será muito importante para encontrarmos um caminho para o desenvolvimento da Zona da Mata, trazendo mais renda, mais prosperidade para a região”. Para o superintendente do Fopemimpe, Fernando Passalio de Avelar, o GDI poderá auxiliar no encaminhamento das demandas da região ao estado. “Nada mais profícuo que aproveitar experiências exitosas, como o GDI, que já tem pauta efetiva”.

O diretor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, apresentou o relatório de atividades do GDI e as ações previstas para os próximos meses, entre elas, a “1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira” (Conide), a reorganização do espaço de fornecedores na plataforma de negócios e inovação do GDI (www.gdimata.com.br/) e o refinamento de processos internos. “O grupo tem trabalhado com muito empenho de todos os envolvidos. O GDI trouxe um novo horizonte, com o entendimento de que temos que superar as diferenças e trabalhar juntos pela cidade e região”, destacou.


Plataforma de negócios e Inovação

Lançado em novembro de 2016, o portal GDI já teve mais de três mil acessos, e as visualizações chegam a dez mil. Entre os países que mais acessam estão Brasil, Rússia, Estados Unidos e França. Das cidades brasileiras, destacam-se os visitantes de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.


Conide

Entre as ações programadas para os próximos meses, o GDI Mata realizará, nos dias 22 e 23 de agosto, a “1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira” (Conide). O evento visa a convergir, no mesmo espaço, diversas visões sobre desenvolvimento econômico e social, promovendo o debate sobre essas perspectivas e sua aplicação na realidade regional. A programação contará com palestras de empreendedores e acadêmicos de destaque no cenário nacional, além de sessões de grupos de trabalho com temáticas, como agronegócio, comércio, indústria, serviços e turismo.


Sobre o GDI

Foi criado em 2016, com a proposta de coordenar a colaboração entre poder público, universidades e instituições de pesquisa e empresas na Zona da Mata, para elevar a competitividade e a inovação dos negócios, visando a alavancar o crescimento econômico regional.

As ações do grupo são definidas em reuniões mensais das entidades que o constituem e das atividades dos grupos temáticos, sob supervisão da coordenação geral, composta pela PJF, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que se reúne semanalmente.

Foto: Lucas Guedes / UFJF

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2