NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 28/6/2017 - 12:49

Núcleo de Educação Permanente do HPS otimiza atendimentos e fluxo de Samu

Portal de Notícias PJF | Núcleo de Educação Permanente do HPS otimiza atendimentos e fluxo de Samu | SS - 28/6/2017
Em pouco mais de um ano, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HPS promoveu mais de 160 reuniões de treinamento e capacitação, com mais de mil profissionais da Rede de Urgência e Emergência da cidade. As ações realizadas pelo NEP resultaram, entre outros benefícios, na adequação do fluxo de acesso, agilizando o primeiro atendimento e respeitando a vocação e o nível de complexidade de cada unidade. No caso do HPS, otimizando sua assistência para o trauma, como politraumatizado, vítima de violência urbana, entre outras.

O NEP foi implantado em 2016, com o intuito de organizar a entrada de pacientes no HPS. Através dos trabalhos do NEP, os setores e departamentos da Rede de Urgência e Emergência começaram a trabalhar de forma integrada. Foram realizados vários tipos de treinamento, voltados para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes, que abordaram desde o acolhimento ao atendimento dos usuários, capacitando e sensibilizando esses profissionais para um atendimento mais eficiente e eficaz.

Os treinamentos também permitiram melhor utilização das ferramentas disponíveis para o atendimento aos usuários. Assim, toda unidade trabalha para encaminhar o paciente ao local certo no menor tempo possível. Dessa forma, promove-se o uso adequado de leitos, descongestionando as enfermarias e aumentando o número de vagas disponíveis na unidade para pacientes mais graves, seguindo a vocação da unidade. De acordo com o coordenador do NEP, Alessandro Teixeira Moraes, neste primeiro ano do núcleo, foi registrada uma queda de 42% nas internações de casos mais simples: “A ideia é implementar e disseminar fluxos e protocolos assistenciais que tragam segurança e agilidade no atendimento, com o intuito de salvar vidas”.

O projeto está sendo implantado para a macrorregião sudeste, com a ideia de criar uma rede amiga de urgência e emergência. Foram concretizadas várias parcerias com diversas entidades e unidades de saúde no município. Hoje o NEP promove treinamentos por toda a região, a fim de que os procedimentos sejam feitos de forma padronizada e organizada, para que os pacientes sejam atendidos adequadamente até o HPS.

Com protocolos bem definidos, o fluxo de atendimento dos pacientes da macrorregião passa a ser mais organizado, fazendo com que o paciente seja encaminhado para o local mais próximo e resolutivo de acordo com o tipo de ocorrência. Um dos resultados deste trabalho foi a redução do tempo de permanência do Samu no HPS de 40 para seis minutos, liberando a viatura para uma resposta mais rápida a outras ocorrências.

Participam das capacitações do NEP, além dos profissionais da rede de saúde municipal, os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros, da Gerência Regional de Saúde (GRS), do Hospital Regional Doutor João Penido – Fhemig e dos demais hospitais públicos da cidade.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais