NOTÍCIAS:SARH
JUIZ DE FORA - 19/6/2017 - 17:20

SARH presta suporte técnico ao Grupo de Desenvolvimento da Zona da Mata

Portal de Notícias PJF | SARH presta suporte técnico ao Grupo de Desenvolvimento da Zona da Mata | SARH - 19/6/2017
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) oferecerá suporte técnico ao Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata) com a metodologia de mapeamento e organização de processos. O convite surgiu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), que faz parte do GDI como representante do Município. O suporte será realizado através do Departamento de Otimização dos Processos de Trabalho (Dopt) da Subsecretaria de Desenvolvimento Institucional (SSDI) da SARH, responsável também por um processo de estruturação similar quando da criação da Sedettur na PJF.

Com a expertise de uma base de dados de cerca de quatro mil processos de trabalho mapeados com a utilização do Software Aris, que serviram de base para a estruturação de todas as secretarias da PJF e de vários órgãos da administração indireta, o Dopt pretende colaborar na construção dos fluxos necessários a um melhor entendimento, funcionamento e definição das atividades do GDI. “Essa metodologia ajuda não só quem está dentro do processo de trabalho a entendê-lo melhor, como também aos novos colaboradores”, explica a gerente do Dopt, Andréa Gomes Monfardini.

A metodologia usada pela PJF se inicia com o levantamento de processos junto aos executores, neste caso, os participantes do Grupo Gestor do GDI, e o desenvolvimento do macroprocesso, ou “cadeia de valor agregado”, representando o que é feito. Esta pode ser desmembrada até se alcançar um nível de maior detalhamento, quando são definidos os fluxogramas, com a organização das atividades em sequência, que representam como e quem faz. Durante esse trabalho, são detectados os gargalos e os pontos indefinidos que geram as ações corretivas.

GDI Mata

O GDI tem como objetivo estabelecer um roteiro de trabalho para delimitar e coordenar a colaboração entre universidades, instituições de pesquisa e empresas no âmbito regional, de modo a estimular o alcance de um novo patamar de desenvolvimento para a Zona da Mata mineira. Seu método é a colaboração das instituições de ensino e pesquisa com o poder público, entidades e setores empresariais.

Além da PJF, fazem parte do GDI a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt-UFJF), a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região (ADJFR), a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – Zona da Mata), a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), a Câmara de Diretores Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF), o Centro Industrial de Juiz de Fora (CDI-JF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg– Zona da Mata), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste – MG), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomercio), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Liga das Empresas Juniores da UFJF, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

* Informações com a assessoria de comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

"Pirando na Praça" finaliza “Semana da Luta Antimanicomial” no Parque Halfeld
Programação da Semana Nacional de Museus é encerrada no domingo
17/5/2019 - SEL
Futebol é escolhido como modalidade de encerramento da “Semana Paralímpica”