NOTÍCIAS: SMA
JUIZ DE FORA - 5/6/2017 - 17:39

Portal de Notícias PJF | JF assina “Protocolo de Intenção do Projeto Macaúba” e recebe primeiro “tomógrafo para árvores” | SMA - 5/6/2017
Nesta segunda-feira, 5, “Dia Mundial do Meio Ambiente”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Conferência de Estocolmo em 1972, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e aproximadamente 17 chefes do Executivo de cidades da Zona da Mata Mineira assinaram o “Protocolo de Intenção do Projeto Macaúba”. Esse é o primeiro passo para viabilizar o desenvolvimento e a implantação deste projeto regional, que considera o plantio dessa palmeira nativa em áreas degradadas, como forma de fortalecer o agronegócio, e, ao mesmo tempo, garantir a recuperação ambiental.

Em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sedettur), João Matos, destacou que as prefeituras estão dando um importante passo para transformar áreas inutilizadas em áreas prósperas, trazendo um aumento do produto interno bruto (PIB) agropecuário regional e cumprindo de forma afirmativa a agenda colocada pelo acordo ambiental de Paris.

O evento aconteceu no Parque Natural Municipal da Lajinha, dentro da programação da “Semana Integrada do Meio Ambiente”. Na ocasião, Juiz de Fora também recebeu o primeiro “tomógrafo para árvores”.

“Tomógrafo para árvores”

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) adquiriu um aliado nas vistorias técnicas do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto, Juiz de Fora é uma das poucas cidades de Minas Gerais a adquirir o aparelho, que dará mais segurança aos engenheiros florestais nas vistorias que são realizadas. “Recebemos em torno de 90 solicitações por mês e apenas cerca de 10% são deferidas, pois a nossa regra é não cortar, não suprimir, não transplantar. Por isso, o equipamento vem ao encontro aos anseios da SMA, justamente para garantir ainda mais preservação”.

O tomógrafo, importado da Alemanha, é portátil e gera imagens permitindo definir em tempo real, por meio de sensores instalados nos troncos, possíveis apodrecimentos, danos ocultos, regiões ocas, entre outros comprometimentos, sem danificar as árvores. As informações são enviadas para um sistema que realiza cálculos e resultados de tomografia, complementando a avaliação visual feita pelos profissionais. Os servidores que utilizarão o equipamento receberam treinamento especializado pela empresa fabricante.

Em geral, durante as análises são avaliadas ocorrências de agentes biodeterioradores, como cupins, brocas e fungos; situações que colocam em risco pessoas e bens; queda de árvores; contato com fios de alta-tensão; estufamento de passeios em razão das raízes; o estado geral, como podas inadequadas de galhos e raízes; o desequilíbrio da copa, entre outros, e medidas dendrométricas, como diâmetro e altura da vegetação.

Ao final da solenidade, uma blitz educativa com doação de mudas foi realizada em frente ao Parque pela Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF) e Polícia Militar de Meio Ambiente. No início da tarde, técnicos da SMA promoveram uma demonstração ao público, no Parque Halfeld, sobre o funcionamento do tomógrafo.

“Semana Integrada do Meio Ambiente”

A “Semana Integrada do Meio Ambiente” é organizada pela PJF, através da SMA, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea - Polo Juiz de Fora), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Exército, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e Guarda Municipal Ambiental, entre outros.

Além disso, conta com apoio da Secretaria de Saúde (SS), Defesa Civil, Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-JF), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Federal Sudeste de Minas Geral (IFF Sudeste), Votorantim Energia, da Associação dos Amigos (Aban), AMA-JF e Projeto Replantar.

Saiba mais sobre o “Protocolo de Intenção do Projeto Macaúba” aqui.

Confira a programação do evento no link https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/anexo/semana_sma.pdf.

Foto: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SMA, pelo telefone 3690-7454.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF