NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 26/5/2017 - 19:05

JF tem primeiro Arranjo Produtivo Local reconhecido pelo Governo de Minas

Portal de Notícias PJF | JF tem primeiro Arranjo Produtivo Local reconhecido pelo Governo de Minas | SEDETTUR - 26/5/2017
Juiz de Fora teve seu primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) reconhecido pelo Governo de Minas. Nesta sexta-feira, 26, o prefeito Bruno Siqueira e o secretário extraordinário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, assinaram a certificação do Polo da Cerveja Artesanal da Microrregião de Juiz de Fora, em evento realizado no Morro do Imperador, que marcou, também, a abertura do recebimento de propostas, pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para a ocupação do espaço.

O impacto do reconhecimento do APL para o turismo e o impulso ao desenvolvimento econômico, através da geração de emprego e renda, foram ressaltados pelo poder público e produtores.

Para Bruno Siqueira, a certificação mostra a importância do trabalho dos cervejeiros, que fazem desta bebida produto de destaque: “Queremos e vamos fazer com que a nossa cerveja seja fortalecida. Vamos continuar trabalhando para a valorização do nosso produto, dos nossos empreendedores”.

“Nosso objetivo com essa parceria entre estado, prefeitura e cervejeiros é dar outros passos, no sentido de buscar mecanismos para que esse APL possa ser de fato auxílio para capacitarmos mais cervejeiros em Juiz de Fora e discutirmos mais tecnologia ligada à produção da cerveja. Também será instrumento importante para atrair mais turistas e criar imagem positiva para a cidade”, afirmou Wadson.
“Esperamos que esse APL ajude a melhorar a vida da cidade como um todo, além de ajudar na identificação do cidadão juiz-forano com o produto cerveja, aumentando sua autoestima”, destacou Alexandre Chandretti Vicente Vaz, presidente da União Cervejeira da Zona da Mata (Unicerva ZM).

Reconhecimento

O processo de reconhecimento do APL relacionado às indústrias cervejeiras em Juiz de Fora e Zona da Mata foi solicitado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da PJF, justificado pela relevância econômica das cervejarias e seus impactos socioculturais na região. Atualmente, Juiz de Fora possui mais de dez cervejarias, que geram, aproximadamente, 400 empregos diretos e mil indiretos.

O documento destaca a cultura do consumo e da produção da cerveja trazida pelos povos germânicos e os frutos para a economia do município, que, já na década de 1920 tinha mais de dez cervejarias em atividade. Soma-se a isso o fato de Juiz de Fora sediar a primeira cervejaria fundada em Minas Gerais – a Barbante, de 1861 - e abrigar uma produtora centenária, trazida por padres holandeses, instalada no mosteiro da Igreja da Glória, talvez, então, a única em atividade na América do Sul.

A tradição da produção cervejeira na cidade foi suspensa durante mais de 30 anos e retomado com o movimento de “Renascimento das Microcervejarias”, em 2007, impulsionando diversos segmentos, como o da Alimentação Fora do Lar. A mobilização em torno do tema despertou ações do “Circuito Turístico Caminho Novo”, com a apresentação da cerveja como atrativo turístico; do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a qualificação e desenvolvimento de ações para o fortalecimento do setor; e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Zona da Mata (Abrasel ZM), que, a partir de 2015, assume o protagonismo na realização de eventos de rua voltados à promoção da cultura da cerveja.

O número de produtores caseiros nos últimos anos motivou a fundação da Associação dos Cervejeiros da Zona da Mata (ACZ), que contribui para a formação de novos produtores e formalização daqueles que se interessam em profissionalizar suas atividades. Com objetivo semelhante está em curso a execução do projeto “Escola Cervejeira do Mirante”, que também servirá de “incubadora” de novos negócios.

Em Juiz de Fora, o produto é ainda objeto de pesquisa dos discentes e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), principalmente do curso de Turismo, e tema do livro “Cervejas, Alemães e Juiz de Fora”, de Alexandre Maestrini, lançado em 2015.

Espaço é aberto a propostas da população

A partir de agora, a população poderá consultar e submeter ao Departamento de Incentivo ao Turismo da Sedettur propostas para utilização do complexo do Morro do Imperador. “Com isso, o complexo volta a assumir seu papel de atrativo turístico e cultural e espaço para contemplação. Lembramos que há três anos, véspera do aniversário de 164 anos de Juiz de Fora, a prefeitura entregava à população as obras de revitalização do espaço. Ainda na atual administração, o Morro do Imperador passou a contar com uma linha de ônibus turística aos domingos e feriados. Agora, esperamos que a cidade abrace o Morro do Imperador e aproveite tudo de bom que o espaço tem a oferecer”, destacou o titular da Sedettur, João de Matos.

Foto: Patrick Bedeschi

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais