NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 26/5/2017 - 18:51

Alunos levam arte e reflexão por meio da dança para o Calçadão da Rua Halfeld

Portal de Notícias PJF | Alunos levam arte e reflexão por meio da dança para o Calçadão da Rua Halfeld | SE - 26/5/2017
O Calçadão da Rua Halfeld recebeu um presente na manhã desta sexta-feira, 26. O local foi palco de uma intervenção urbana, realizada por mais de 300 alunos da rede municipal de ensino, por meio do projeto “Dança da Escola no Calçadão”, que chega, este ano, à sua sexta edição. A iniciativa, da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) integra, pela primeira vez, a programação do “Corredor Cultural”, marcando as comemorações do aniversário da cidade.

Nove escolas municipais se mobilizaram em torno do tema “Qual o meu Direito? Qual o meu Dever? Meu Sonho é...” e levaram a resposta a estas perguntas de forma coreográfica, para o Centro da cidade. Em meio às pessoas que transitavam pelo espaço público, meninos e meninas chamavam atenção com passos de dança de rua e acessórios que compuseram a intervenção. Uma das turmas do nono ano da Escola Municipal (E.M.) “Dom Justino José de Sant`Anna”, em Torreões, vestiu-se como profissionais de limpeza, gesto demonstrativo da dignidade da profissão.

A E.M. “Amélia Mascarenhas” (São Bernardo), também participou do evento, com turmas do quinto ao nono ano. “Nossa inspiração foi o artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dá a estas pessoas o direito aos bens culturais, à arte e ao esporte. Pensando nisso, discutimos o que significa vir ao Calçadão, que é um local de consumo, e optamos por observar e consumir a arte”, relatou a professora de dança Thalita Reis.

Na E.M. “Professor Oswaldo Velloso” (Santa Luzia), a professora de dança Alexa Alexandre afirmou que as crianças ficaram eufóricas com a oportunidade: “A maioria, assim como eu, está participando do projeto pela primeira vez. Os alunos vieram brincando e gritando no ônibus e se empolgaram durante a dança. Viemos trazer a mensagem de que a criança, como parte da sociedade, também pode e deve contribuir para um mundo melhor”.

As crianças do terceiro ano da E.M. “Padre Caetano” (Monte Verde) se apresentaram com elásticos e cestas. Ao final da dança, eles distribuíram mensagens acompanhadas de sementes de girassol para as pessoas que passavam pelo local. “É preciso cuidar bem das plantas e também das crianças, para que elas cresçam e gerem bons frutos”, disse o aluno Bernardo Silva, 8 anos.

De acordo com a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Andréa Borges, a “Dança da Escola no Calçadão” surgiu com o protagonismo de alguns professores, que julgaram importante oferecer às crianças a oportunidade de mostrar seu trabalho à cidade: “Pensamos que o movimento deve continuar a se expandir cada vez mais, pois é neste momento que a criança exerce seu direito de ocupação da cidade. Dessa forma, as crianças e os jovens compreendem seus direitos e deveres, e aprendem a respeitar o espaço e os direitos de todos”.

A finalização da apresentação aconteceu na Praça Antônio Carlos, onde todas as escolas se apresentaram umas para as outras. Os familiares dos alunos também aproveitaram a oportunidade para tomar conhecimento do trabalho realizado dentro das escolas. Angélica Campos, mãe de Matheus Campos da Silva, do quinto ano da E.M. “Padre Caetano”, prestigiou o filho: “Com esse tipo de projeto, as crianças também se divertem e adquirem cultura. Sempre que posso venho acompanhar o desempenho do meu filho, que é muito engajado e participa de todas as atividades da escola”.

Confira as escolas se apresentaram nesta sexta-feira:

E.M. “Amélia Mascarenhas” (São Bernardo)
E.M. “Carlos Drummond de Andrade” (Nova Era)
“Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho” - CEM (Centro)
E.M. “Doutor Dilermando Martins” (Teixeiras)
E.M. “Dom Justino José de Sant`Anna” (Torreões)
E.M. “Manuel Bandeira” (Nossa Senhora Aparecida)
E.M. “Murilo Mendes” (Grajaú)
E.M. “Professor Oswaldo Velloso” (Santa Luzia)
E.M. “Padre Caetano” (Monte Verde)

Foto: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27