NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 26/5/2017 - 16:14

Batalhas poéticas e distribuição de zines fazem parte do “Corredor Cultural”

Portal de Notícias PJF | Batalhas poéticas e distribuição de zines fazem parte do “Corredor Cultural” | FUNALFA - 26/5/2017
“Poetry slams” ou “batidas de poesia” são competições de poetas que leem poemas ou recitam trabalhos originais, que são julgados pela plateia ou por comissão de avaliação. A pontuação vai de zero a dez pontos. As melhores e as piores notas são descartadas, sobrando as três do meio. Seguindo essa lógica, neste sábado, 27, no Centro Cultural “Dnar Rocha” (Rua Mariano Procópio, bairro homônimo), será realizada a “Batalha Poética da Ágora”, às 14 horas. O evento integra o “Corredor Cultural”, em comemoração ao aniversário da cidade.

Com 20 vagas a serem preenchidas, o evento pretende reunir alunos dos ensinos fundamental e médio, para uma roda de poesia, onde os participantes recitarão obras de autores diversos. Para participar da batalha, que acontece em um segundo momento, cada estudante terá que levar três poemas, que serão declamados no tempo máximo de três minutos e servirão para as três etapas eliminatórias. O primeiro lugar receberá troféu e kit de livros de poesia da Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes e da Confraria de Poetas.

Representante do projeto, Eric Andrade ressaltou o quanto o evento é importante para a formação intelectual e artística dos jovens, além de ser estímulo aos estudantes em relação ao sentimento de representar a escola onde estudam: “A poesia é um eixo central como elemento de formação de jovens leitores, pois, ao produzi-las, exigem-se pesquisas. Isso ajuda a buscar o conhecimento e reconhecer que a poesia é abstração da vida”.

Memórias da cidade

Nesta sexta-feira, 26, no Anfiteatro João Carriço (no prédio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - Funalfa – Avenida Rio Branco, 2.234, Centro), acontecerá a palestra “Juiz de Fora Descrita por Pedro Nava”, apresentando o livro “Juiz de Fora nas Memórias de Pedro Nava”, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. Serão abordados recortes literários, nos quais o memorialista versa sobre a história da cidade. O evento começará às 19 horas e terá espaço para debates sobre Henrique Halfeld, saúde, educação, entretenimento e instituições religiosas em Juiz de Fora, bem como as relações das elites da cidade com a política local.

Leia, JF!

Quem passar neste sábado, 27, a partir das 9 horas, pela Praça João Pessoa, em frente ao Cine Theatro-Central, na Rua Halfeld, poderá conferir várias produções literárias que serão expostas pela Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leia JF). Várias delas viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. Além disto, serão promovidas atividades voltadas aos públicos infantojuvenil e adulto, como contação de histórias, leitura de poemas, teatro de fantoches, performances e ações de desenvolvimento plástico/ilustrativo, promovendo, assim, contato entre autores juiz-foranos e a comunidade.

Mutirão da Meninada

Bicicletas enfeitadas e conduzidas por crianças, cestas com livros e instrumentos tocando melodias populares. Assim será a “Bicicletada Literária”, organizada pela organização não governamental (ONG) “Mutirão da Meninada”, que percorrerá as principais ruas do Bairro Vale Verde, na zona sul da cidade, distribuindo livros em casas, a partir das 15 horas. Durante esse trajeto, os jovens falarão sobre o projeto e doarão pequenos versos rimados. Ao final do evento acontecerá uma leitura ao ar livre, de parte do acervo da biblioteca.

Distribuição de zines no Domingo

A Editora Papelote montará no domingo, 28, a partir das 14 horas, uma banca de zines na Rua Mister Moore, no Centro. As produções trazem linguagem didática e facilitadora, sobre a trajetória de artistas e iniciativas culturais locais, bandas, festas, DJs e pesquisadores musicais, além de filmes de skate e documentários, buscando sempre mostrar a conexão entre esses projetos. No mesmo horário e local acontecerá o evento de música eletrônica “Súbita 0800 Convida: Bang! E Aldeia Groove”.

FOTO: Divulgação / Slam Poético da Ágora

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044.

23/4/2024 - SE
E. M. Prefeito Dilermando Cruz Filho promove ações de enfrentamento a bullying e violência no ambiente escolar
23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros