NOTÍCIAS: MAPRO
JUIZ DE FORA - 19/5/2017 - 18:32

Minicurso debate acervo do Museu Mariano Procópio

A primeira edição do minicurso “(Re)Pensando os Museus Históricos na Contemporaneidade: O Acervo do Museu Mariano Procópio em Debate” foi realizada na tarde de quinta-feira, 18, Dia Internacional dos Museus. Na sede da Fundação Museu Mariano Procópio, os participantes receberam informações acerca da história e dos setores do acervo da instituição. Os historiadores do Departamento de Acervo Técnico, Priscila da Costa Pinheiro, Rosane Carmanini Ferraz e Sérgio Augusto Vicente levantaram reflexões sobre os desafios e potencialidades dos Museus no século 21.

Entre os participantes, estavam profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, entre história, pedagogia, jornalismo, artes, arquitetura e engenharia. A estudante de história, Poliana Aparecida de Araújo, participou da atividade com grande interesse: “Eu sempre gostei muito do Museu, então quando vi a oportunidade, logo me inscrevi e achei o curso maravilhoso”, disse. Já o jornalista Renato Henrique Dias, elogiou o minicurso por levantar indagações: ““eu sou apaixonado por história e por Museus, nosso Museu oferece condições para estudos de diversas áreas. Achei o minicurso muito bom, uma pena ser em tão pouco tempo, porque ele levanta muitos questionamentos. Mas criar questionamentos é muito importante”.

A atividade terá uma segunda etapa na terça-feira, 30, quando os participantes da primeira edição realizarão uma visita técnica na Villa Ferreira Lage, na Galeria Maria Amália e nos setores da reserva técnica da instituição.

As inscrições para a próxima edição do minicurso já foram encerradas, mas é possível participar da lista de espera, entrando em contato pelo telefone: 3690-2027. Outros minicursos irão explorar outras temáticas relacionadas ao acervo do Museu e fortalecer o diálogo entre a instituição e a sociedade.

* Informações com a assessoria da Fundação Museu Mariano Procópio pelo telefone 3690-2004.

26/5/2017 - SEDETTUR
JF tem primeiro Arranjo Produtivo Local reconhecido pelo Governo de Minas
26/5/2017 - SEL
24ª edição dos Jogos Intercolegiais começa na segunda-feira com judô