|    -A      Padrão      A+    |
NOTÍCIAS:SE
JUIZ DE FORA - 19/5/2017 - 17:59

Escolas municipais participam da primeira fase da “Liga X” neste sábado

Portal de Notícias PJF | Escolas municipais participam da primeira fase da “Liga X” neste sábado | SE - 19/5/2017
Alunos da rede municipal se preparam para a primeira etapa da “Liga X”, competição de xadrez que acontece a partir das 9h30 desse domingo, 21, no “MHall”, na Avenida Brasil, 9.566, Bairro Mariano Procópio. Estudantes de escolas estaduais, federais e particulares também participarão, assim como universitários, pais de alunos e competidores de categoria livre. Os jogadores são divididos por idade, e os vencedores receberão troféus e prêmios. Alguns participantes terão direito a medalhas, e todos receberão certificados.

Segundo a professora de xadrez Simone Lima, 23 dos seus alunos, da Escola Municipal (E.M.) “Jesus de Oliveira”, e 43 da E.M. “Gabriel Gonçalves da Silva”, instituições localizadas no Bairro Ipiranga, competirão na “Liga X”. “Temos duas turmas de iniciação e duas intermediárias em cada escola. Além disso, a `Gabriel Gonçalves` conta com duas turmas de aceleração, ou seja, de alunos em defasagem de séries, nas quais o jogo de xadrez é uma disciplina do currículo regular. Na unidade, também atendo os alunos com dificuldades de aprendizagem de maneira individual, em um primeiro momento, com o auxílio dos professores bidocentes, para depois inseri-los nas turmas”, explica. “Quatro desses estudantes, inclusive, participarão do torneio. Em todo o projeto, chamado `Xadrez Sem Grades`, tenho cerca de 140 alunos”.

Simone ressaltou o reconhecimento do desempenho das crianças e dos adolescentes: “Alguns deles contam com o patrocínio de empresas privadas. Em muitos casos, a própria escola está arcando com o valor das inscrições dos alunos, o que demonstra a valorização do projeto. A empresa ArcellorMital concedeu um ônibus para levar os estudantes até o campeonato. Um deles, que é cadeirante, irá para a “Liga X” em um táxi adaptado, custeado pela escola”. E acrescentou: “Também estamos apoiando a inscrição de dois ex-alunos, que já estão no ensino médio em outra instituição, mas que permanecem como monitores nas minhas turmas. Eles estão conosco desde 2013, quando o projeto foi consolidado”.

A “Liga X” é a maior liga de xadrez escolar do Brasil e reuniu 440 participantes de Juiz de Fora e região no ano passado. No domingo, 21, as categorias “sub 7, “sub 9”, “sub 11” e “pais” competem das 10 às 12 horas. A partir das 14 horas, é a vez das categorias “sub 13”, “sub 15”, “sub 18”, “universitários”, “acesso” e “livre”. Os competidores serão separados por sexo. Após todas as etapas da Liga, os oito melhores de cada categoria participarão da “Super Liga X”, marcada para 29 de outubro, quando disputarão partidas mistas. Além da E.M. “Gabriel Gonçalves da Silva” e da E.M. “Jesus de Oliveira”, estão inscritos alunos de outras instituições municipais, como E.M. “Álvaro Lins”, no Bairro São Judas Tadeu, E.M. “Engenheiro André Rebouças”, no Milho Branco, e E.M. “Camilo Guedes”, em Valadares.

Calendário da “Liga X”:

·Primeira etapa - 21/5

·Segunda etapa - 25/6

·Terceira etapa - 16/7

·Quarta etapa - 27/8

·Quinta etapa - 24/9

·Super Liga X - 29/10

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

19/9/2017 - FUNALFA
“Leituras e Encantamentos”: Celso Sisto faz palestra aberta ao público nesta quinta-feira
19/9/2017 - CESAMA
Cesama inicia limpeza e manutenção preventiva no poço artesiano de Caeté