NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 19/5/2017 - 16:12

“Dia Nacional de Doação de Leite Humano” é comemorado nesta sexta

O ato de doar leite materno é gesto de carinho e atenção aos recém-nascidos, e é dentro desta filosofia que o Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde (SS) busca conscientizar as mães sobre os benefícios que traz, tanto para a doadora quanto para o bebê. Nesta sexta-feira, 19, “Dia Nacional de Doação de Leite Humano”, o serviço faz um apelo às mães, já que o número de doadoras, atualmente, é de 25, metade da média de cadastradas em períodos de alta.

Em 2016, o banco contou com 704 doadoras, o que proporcionou a 511 crianças o aleitamento. Segundo sua coordenadora, Bernadete Monteiro, é necessário que haja percepção das mães sobre a importância do ato de doar: “É um momento especial de sensibilização da sociedade, assim como iniciativa a mais para promoção do aleitamento materno. Reflexo deste trabalho é o aumento do número de doadoras, que somente até abril deste ano já contou com 245 doações e 204 crianças atendidas”.

Para Alessandra Valéria Ferreira, uma das doadoras do banco de leite, é importante ajudar outras crianças que necessitam: “O meu leite é mais que suficiente para sustentar meu filho. Então, ao invés de desperdiçar o excedente, faço a doação. Assim, posso ajudar as crianças que estão em hospitais e outras mães”.

De acordo com Bernadete, cada litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia, internados em unidades de terapia intensiva (UTIs): “Quem produz grande quantidade de leite materno, é saudável, não está utilizando remédio que impeça a doação e se disponha a ordenhar e doar o conteúdo excedente, está capacitada a oferecer para o Banco de Leite”.

A pediatra do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), Márcia Mizrahy, explicou que o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida previne uma série de enfermidades graves para o bebê e a mãe: “O leite fortalece o sistema imunológico e evita infecções, doenças respiratórias, gástricas, intestinais e alérgicas, além de prevenir, no futuro, diabetes, hipertensão e obesidade. Outro fator importante é o reforço no desenvolvimento do bebê e o aumento do coeficiente intelectual.

Já para a mãe que amamenta no mínimo oito meses o risco de desenvolver câncer de mama e ovário é reduzido”. Após os seis meses de amamentação, o ideal é que a criança passe a ingerir alimentos saudáveis, orientada pelo médico, até em torno dos dois anos de vida.

Doações

As interessadas em doar devem entrar em contato com o banco pelo telefone 3690-7436, levando xerox do cartão do pré-natal, seguindo o processo descrito na cartilha entregue no momento da solicitação. É aconselhado retirar o leite logo após o bebê amamentar ou quando as glândulas mamárias estiverem muito cheias, buscando lugar tranquilo e limpo, lavando as mãos e os braços com água e sabão. Se possível, deve-se cobrir os cabelos com uma touca ou lenço. Caso haja alguma dificuldade, uma equipe estará disponível para auxiliar na coleta do material. O banco de leite está localizado no DSCA, na Rua São Sebastião, 772, Centro.

Premiações

O banco de leite recebeu nos últimos quatro anos o “Certificado de Excelência” do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, contemplado com o certificado na categoria “Ouro”, a de maior destaque. A iniciativa faz parte de ação integrada da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional de Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (CRNBLH).

Os critérios para avaliação levam em consideração as condições de trabalho, recursos, qualificação profissional, equipamentos, itens indispensáveis e manutenção dos dados mensais de produção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones: 3690-7389 / 3690-7123.

21/7/2017 - CESAMA
Rua Silva Jardim recebe 60 metros de novas redes de água da Cesama
21/7/2017 - SDS
Sancionada a lei do “Dia Municipal do Conselheiro Tutelar”