NOTÍCIAS:SE
JUIZ DE FORA - 12/5/2017 - 16:27

Escola no Bairro Santa Cândida vira campo de “Batalha da Poesia”

Portal de Notícias PJF | Escola no Bairro Santa Cândida vira campo de “Batalha da Poesia” | SE - 12/5/2017
A Escola Municipal (E.M.) Santa Cândida, no bairro de mesmo nome, será cenário, neste sábado, 13, da ``Batalha de Poesias Slam Poético da Ágora´´. Essa será a terceira vez em que o evento, organizado pela instituição de ensino, em parceria com a Confraria dos Poetas e o Coletivo Vozes da Rua, acontecerá na comunidade.

``Durante a batalha, os participantes farão reflexões sobre diversos assuntos atuais, como política e diversidade. No máximo, 20 competidores participarão da primeira fase. Cinco vão para a semifinal e apenas três serão classificados para a final´´, esclareceu a diretora da escola, Ana Cecília Francisquini: ``A escolha do campeão poderá ser feita pelo júri ou por aclamação do público. O júri será formado antes do `Slam´, de forma democrática: aqueles que desejarem poderão se candidatar´´.

As regras da batalha de poesia são baseadas nas normas do ``Slam Poético de São Paulo´´: os poemas deverão ser autorais, decorados ou lidos, com tempo máximo de três minutos de apresentação. “A cada minuto extra será descontado meio ponto da nota final do poeta”, continuou Ana Cecília. ``Não será permitido o uso de qualquer objeto cenográfico. As notas vão de zero a dez, e podem ser números fracionados. A maior e a menor nota são excluídas, sendo que a pontuação final da rodada é a soma das notas intermediárias. Além disso, os candidatos que cometerem algum erro só poderão recomeçar o poema uma vez´´.

As inscrições acontecerão no horário do evento. O grande vencedor será premiado, como acontece tradicionalmente, com livro ou CD. Durante o ``Slam´´, o ``Coletivo Vozes da Rua´´ também fará apresentação de rap e hip hop. De acordo com a diretora, alguns ex-alunos da E.M. Santa Cândida já participaram das edições anteriores: ``Estamos organizando sarau mensal de poesias, voltado apenas para nossos alunos, com objetivo de incentivar o protagonismo criativo dos jovens e, até mesmo, prepará-los para as próximas batalhas de poesia da comunidade. O sarau de maio terá o tema `Diversidade´. A nossa ideia é produzir um livro com os textos dos alunos no final do ano´´.

A escola ainda está participando da organização de feira de livros no bairro, no dia 27. Em parceria com o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), haverá feira de doação de livros para a comunidade. ``Acreditamos na literatura e na poesia como fatores de transformação da sociedade. Essa iniciativa é muito importante, pois nem todos têm acesso à cultura na comunidade´´, avaliou Ana Cecília.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

23/1/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu recebe mais de 90 crianças da colônia de férias da Praça CEU
23/1/2019 - SESUC
Guarda Municipal prende foragido da Justiça