|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 28/4/2017 - 16:53



Workshop apresenta vantagens econômicas, sociais e ambientais da cultura da macaúba



Portal de Notícias PJF | Workshop apresenta vantagens econômicas, sociais e ambientais da cultura da macaúba | SEDETTUR - 28/4/2017
Palmeira nativa do Cerrado e Mata Atlântica, a macaúba foi tema de workshop realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater MG) na última quinta-feira, 27.O evento reuniu produtores rurais, profissionais das áreas agrícolas, biológicas, bioquímica e ambientais, lideranças políticas e estudantes, para discutirem aspectos produtivos, ambientais e mercadológicos do fruto, voltados para a região da Zona da Mata.

O vice-prefeito, Antônio Almas, destacou a importância em levar segurança aos produtores, para que a macaúba se torne realidade na região. A intenção é aproveitar o Programa Produtor de Águas, em implantação no município, como âncora para o projeto de um centro produtor e desenvolvimento na Zona da Mata: “A Prefeitura tem o compromisso de ser indutora do desenvolvimento de Juiz de Fora e região. Podem ter certeza do nosso empenho nesta parceria”.

Tal projeto surgiu a partir da “Agenda de Desenvolvimento da Zona da Mata”, instituída em 2011, formada por lideranças empresariais, políticas e sociedade civil da Zona da Mata, como forma de intensificar a economia regional. O coordenador de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da PJF, Jackson Fernandes, considerou o evento como grande passo para sua evolução: “Dentro da visão de desenvolvimento integrado da Administração, queremos transformar e ampliar o projeto municipal, o que poderá impactar de forma positiva toda a região, considerando, inclusive, possibilidade de financiamento internacional, ligado à temática do clima”.

A partir do workshop será formulado plano de ação para o desenvolvimento do projeto na Zona da Mata.

Vantagens econômicas, sociais e ambientais

Durante o evento, técnicos, especialistas, consultores e produtores apresentaram informações, pesquisas e experiências de sucesso relacionadas ao fruto, do cultivo à indústria. O empresário Orlando Arruda levou sua experiência como produtor. Atualmente com 500 hectares plantados no município de Olaria (MG), ele destacou as vantagens econômicas, ambientais e sociais da cultura, entre elas o aumento da lucratividade da pecuária pela melhoria da qualidade das pastagens, a recuperação de áreas degradadas, captação de água e abastecimento dos lençóis freáticos, viabilização da participação de pequenas propriedades e geração de emprego e renda, com a fixação do homem no campo.

Diretor de Renováveis para Operação na União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Rodrigo Scorza, consultor para combustíveis alternativos e comandante das aeronaves da Gol Linhas Aéreas, falou sobre a busca da indústria da aviação por alternativas para cadeia de suprimentos que abastece combustíveis de baixas emissões de carbono: “A macaúba pode ser uma das soluções”, afirmou, considerando que o fruto pode ser aproveitado para outros produtos, reduzindo o custo médio de produção e, consequentemente, tornando o combustível mais barato.

Além dos biocombustíveis, a pesquisadora da Embrapa, Simone Palma Fávero, hoje no setor de agroenergia, em Brasília, apresentou aos presentes a possibilidade de inserção da macaúba em diversos mercados, entre eles cosméticos, domissaneantes, alimentos e rações. “Uma planta completa, que ocorre em todo o estado e tem todos os seus subprodutos utilizados. Seguramente, pode ser viável para a região”, avaliou Leonardo Kalil, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

O evento contou com o apoio do Governo de Estado de Minas Gerais, Emater-MG, universidades federais de Juiz de Fora, Viçosa e Lavras, Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata), Ubrabio, Gol Linhas Aéreas, Curcas Diesel Brasil, Premier Parc Hotel e Gran Victory Hotel.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.



 IMPRIMIR 
6/8/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Prefeito vistoria ações de limpeza no lago do Museu “Mariano Procópio”
5/8/2020 - SS
Boletim - Juiz de Fora chega a 120 óbitos por covid-19
5/8/2020 - SESUC
GM recebe quase cinco mil denúncias de desrespeito ao enfrentamento à pandemia
5/8/2020 - FUNALFA
Lei “Aldir Blanc” - JF receberá quase R$ 3,5 milhões
5/8/2020 - SDS
PJF triplica número de cestas básicas distribuídas durante a pandemia
5/8/2020 - SEMAUR
Prefeitura intensifica fiscalização nas filas de instituições bancárias
5/8/2020 - SEDETA
Próximo “JFOrienta Online” levará informações sobre o “Mundo do Trabalho”
5/8/2020 - SDS
CPC promove “volta às aulas” em formato online
5/8/2020 - CESAMA
Prefeito visita obras do novo reservatório de água da Cesama em Santa Terezinha
4/8/2020 - SS
PJF divulga primeiro boletim com perfil epidemiológico de agosto
4/8/2020 - SS
Boletim - Juiz de Fora não registra nenhuma morte nas últimas 24 horas
4/8/2020 - SO
Secretaria de Obras faz manutenção em ruas de terra em três bairros
4/8/2020 - SEL
Professores da SEL recebem orientação sobre nova metodologia
4/8/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Projeto “Museu em Casa” oferece conteúdos lúdicos e didáticos
3/8/2020 - SS
Boletim - Juiz de Fora confirma mais um óbito por covid-19 e 32 novos casos
3/8/2020 - FUNALFA
Praça CEU exibe espetáculo de dança inspirado em canção de John Lennon
3/8/2020 - SESUC
Prefeitura intervém em feira irregular na Avenida Brasil
3/8/2020 - FUNALFA
Estado abre cadastro para profissionais da cultura pleitearem benefícios
3/8/2020 - SS
“Agosto Dourado” - Banco de Leite Humano beneficia mais de duzentos bebês
3/8/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu celebra “Mês da Fotografia” com publicação diária de imagens do acervo
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.1