NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 23/3/2017 - 19:05

Saúde promove treinamentos internos sobre planejamento e gestão

Portal de Notícias PJF | Saúde promove treinamentos internos sobre planejamento e gestão | SS - 23/3/2017
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove série de encontros e capacitações internas, com objetivo de diagnosticar os desafios da gestão e organizar planejamento eficiente, para melhor atender os usuários. O início dos encontros foi na segunda-feira, 20, com seminário que envolveu subsecretários e gerentes, quando cada setor apresentou seu diagnóstico. Além disso, a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, expôs as orientações do plano de Governo. O encontro foi encerrado com direcionamento no sentido de fortalecer o planejamento em cada serviço.

Na quarta-feira, 22, aconteceu a abertura da segunda edição dos cursos de especialização em preceptorias na Residência Médica (PRM) e no Sistema Único de Saúde (PSUS), que formará 40 profissionais preceptores. “É um método de aprendizagem inovador e construtivista, que se baseia nos problemas para criar soluções, envolvendo toda a equipe de saúde da família”, comentou Elizabeth Jucá.

No mesmo dia foi realizado o treinamento de “Planejamento e Gestão”, para subsecretários, gerentes e supervisores, com objetivo de abordar com mais detalhes a importância do planejamento na gestão da Saúde. “A temática foi a legislação básica para a organização do SUS (Sistema Único de Saúde), os principais instrumentos de gestão e planejamentos obrigatórios da SS, o conteúdo desses instrumentos e a metodologia de elaboração. Foi aberta, ainda, discussão com os servidores, para que pudessem opinar sobre qual tipo de planejamento seus setores tem necessidade”, explicou a gerente de Departamento de Planejamento e Informações da Saúde da SS, Luciana Afonso.

A partir daí serão descentralizadas essas questões para as subsecretarias e suas equipes, nas próximas duas semanas, com treinamento bem mais detalhado e metodológico. “A principal necessidade é que este planejamento vá além do gabinete e ganhe escopo também nos departamentos, com análise apurada dos indicadores, dos desempenhos e trocas constantes entre todas as equipes nos próximos quatro anos”, afirmou Luciana.

Será agendado, ainda, macrotreinamento com a Subsecretaria de Orçamento e Finanças, onde serão abordados instrumentos de planejamento institucionais e financeiros. “Esta é uma lacuna na SS, já que a maioria conhece o básico do planejamento assistencial, mas precisa aprofundar no financeiro”, completou Luciana.

Nesta sexta-feira, 24, acontecerá o seminário da Subsecretaria de Urgência e Emergência, que visa organizar o planejamento das ações da Rede de Urgência e Emergência (RUE). A subsecretária da pasta, Adriana Fagundes, esclareceu que esta discussão será dividida em dois momentos: “Daremos foco na validação dos fluxos assistenciais e de acesso à RUE e no seu diagnóstico situacional”. A atividade será para todos os gestores e coordenadores das unidades.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 7123.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM