NOTÍCIAS: SF
JUIZ DE FORA - 21/3/2017 - 18:03

PJF implanta novo sistema para Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Portal de Notícias PJF | PJF implanta novo sistema para Nota Fiscal de Serviço eletrônica | SF - 21/3/2017
A partir de 1º de abril, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passará a contar com novo sistema de emissão e declaração de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFSe). A mudança trará facilidades para os mais de 13 mil usuários no município. Entre as inovações está a centralização do serviço. Com a nova ferramenta será possível efetuar tanto o processo de emissão da nota fiscal como o de escrituração do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) em um só ambiente. Além disso, a geração do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) passará a ser efetuada automaticamente pelo sistema, não sendo mais necessário o cálculo manual realizado pelo contribuinte.

O secretário da Fazenda da PJF, Fúlvio Albertoni, explicou que"o novo sistema trará inovações que facilitarão sua utilização pelos contribuintes, além de possibilitar controle maior e ampliação dos dados gerenciais para o município. Porém, para que tudo isto ocorra, é imprescindível que o cidadão exija do prestador de serviço a emissão da Nota Fiscal Eletrônica".

De acordo com o gerente de Projetos da Actcon (empresa vencedora do processo licitatório para fornecimento do serviço), Wanderson Nascimento, “uma das grandes novidades que fará a diferença na vida do contribuinte está no módulo de declaração dos serviços prestados que substituirá a Declaração de Informações Fiscais (DIF). Por se tratar de sistema integrado, as notas emitidas ao tomador de serviços por empresas do próprio município não precisarão ser lançadas manualmente no sistema. A própria ferramenta importará esses lançamentos automaticamente, ficando a cargo do usuário somente a efetivação e confirmação da prestação de serviço”.

Outra novidade é que, com o novo sistema, não haverá mais a necessidade de instalação de programas auxiliares para a emissão da nota fiscal, como o Java, indispensável para o uso atual. Os contribuintes também poderão emitir notas através de smatphones ou tablets.

Em fevereiro, com o objetivo de apresentar o novo sistema, a Secretaria da Fazenda (SF) da PJF, em parceria com o Núcleo Contadores Consultores (Sinercon) e a Actcon, realizou capacitações com os servidores municipais, representantes dos maiores retentores de ISSQN do município, desenvolvedores de softwares de diversas empresas e contabilistas. Durante os trabalhos, a chefe de Departamento Fiscal da empresa “Indica Assessoria”, Elaine Fernandes de Andrade, ressaltou que “essa mudança contribui para a evolução do serviço contábil no município”. Para o vice-presidente do Sinercon, Sérgio Luiz do Nascimento Alves, “o encontro possibilitou aos contabilistas, além da oportunidade de conhecer o novo sistema, a de apresentarem sugestões para o melhor uso da ferramenta”.

Durante os treinamentos, os participantes solicitaram o adiamento da implantação do novo sistema que, inicialmente, seria em março. A PJF acatou o pedido, transferindo a implantação para 1º de abril, tendo em vista a necessidade dos usuários se adaptarem à nova ferramenta.

O novo sistema de NFS-e poderá ser acessado a partir das 8 horas de 1º de abril. O atual será desativado no dia anterior, ou seja, em 31 de março, às 18 horas. Para sanar eventuais dúvidas, durante o processo de migração, a PJF manterá plantão de atendimento das 8 às 18 horas, através dos telefones 3690-7087, 3690-7316 e 3690-7417. Outro canal de atendimento, oferecido pela Actcon, é o 0800 006 0927, e o e-mailnfe.suporte@portalfacil.com.br. Após a implantação do sistema haverá equipe especializada no Plantão Fiscal da PJF (Avenida Brasil, 2.001, 2º andar, Centro) para dar suporte com atendimento presencial.

* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda, pelo telefone 3690-8596.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024