NOTÍCIAS:SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 1/2/2017 - 17:34

GDI Mata realiza primeira reunião geral em 2017

Portal de Notícias PJF | GDI Mata realiza primeira reunião geral em 2017 | SEDETTUR - 1/2/2017
Representantes do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para recapitulação das realizações de 2016 e apresentação das ações previstas para este ano.

O primeiro encontro geral do GDI Mata em 2017 foi uma oportunidade para os grupos temáticos falarem sobre o andamento dos trabalhos realizados até então. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João de Matos, destacou as ações da Prefeitura de Juiz de Fora no relacionamento com as cidades da região. “Temos nos aproximado dos prefeitos, com a intenção de trazê-los ao grupo, atendendo à proposta de realizar um trabalho regional”, afirmou.

Entre as ações realizadas na primeira fase do GDI Mata, foram mencionadas a criação do portfólio das entidades de ensino e/ou pesquisa e a definição das vocações – grupos de trabalho e subáreas – responsáveis por conectar o meio empresarial e setores de geração de conhecimento: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo. Já na segunda fase, destacaram-se a sensibilização de agentes públicos e empresariais, o levantamento e a definição de demandas do setor produtivo e a criação do portal do GDI Mata.

Para 2017, está prevista a organização de eventos setoriais sobre inovação e desenvolvimento, o incentivo à divulgação de pesquisas científicas, participação em editais, a busca por parcerias e o cumprimento do planejamento dos grupos, entre outras ações.

Smartcities

A reunião contou com a presença de Claudio Goulart Lopes, da empresa EGP/i Consultoria, para abordagem do tema “Smartcities”. Em sua exposição, Lopes apresentou histórico e conceitos, e chamou a atenção para iniciativas de sucesso ocorrendo em todo o mundo. “É preciso planejar para investir no lugar certo”, acredita.

Portal GDI Mata tem acessos internacionais

Lançado em novembro, o portal eletrônico do GDI Mata recebeu 697 visitas e teve 1.927 visualizações de página. Os acessos foram realizados no Brasil (599), Rússia (53), Estados Unidos (44) e Reino Unido (1).

No período, 29 cadastros, sinalizando interesse de adesão, foram realizados por meio do endereço eletrônico, sendo 12 de pessoas físicas e 17 de pessoas jurídicas.

Sobre o GDI Mata

O GDI Mata é formado por entidades da região e tem como objetivo principal elevar a competitividade na Mata Mineira a partir da maior aproximação entre o setor produtivo e os setores de geração de conhecimento, tecnologia e inovação. Interessados em participar devem se cadastrar no portal, e a adesão será formalizada pela coordenação do grupo.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sedettur, pelo telefone 3690-8341.

"Pirando na Praça" finaliza “Semana da Luta Antimanicomial” no Parque Halfeld
Programação da Semana Nacional de Museus é encerrada no domingo
17/5/2019 - SEL
Futebol é escolhido como modalidade de encerramento da “Semana Paralímpica”