NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 8/12/2016 - 14:37

“Escola de Escritores”: 67 crianças e adolescentes lançam livro e almanaque

Portal de Notícias PJF | “Escola de Escritores”: 67 crianças e adolescentes lançam livro e almanaque | FUNALFA - 8/12/2016
Ler e contar histórias. Durante todo o ano, essa foi a rotina de crianças que participam do projeto “Escola de Escritores”, desenvolvido pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes, gerenciada pela Funalfa. A ação, voltada para meninos e meninas de 6 a 12 anos, tem como objetivo promover a aproximação com a literatura e facilitar o processo da escrita. Parte do resultado desse trabalho está no livro “Escola de Escritores” e no almanaque “Os monstros dos nossos medos”, que serão lançados na segunda-feira, 12, às 19 horas, na sede da biblioteca (Praça Antônio Carlos, s/nº - Centro), com entrada franca.

Conforme a coordenadora do projeto, Margareth Marinho, o livro reúne 67 textos, um de cada participante, entre contos e poesias. “Além dos 56 alunos deste ano, incluímos crianças de edições anteriores. A criatividade e o senso crítico surpreendem em autores tão jovens”, avalia Margareth, que é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ela conta que uma das poesias incluídas na coletânea – “Brasil: um país em meu coração”, de Luana do Nascimento Duarte, 10 anos – foi selecionada no 4º Concurso Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - “Prêmio Espantaxim 2016”, de São Paulo (SP).

O livro “Escola de Escritores” será vendido por R$ 15 na noite de lançamento, podendo ser adquirido posteriormente na sede da Biblioteca Murilo Mendes pelo mesmo valor.

Já o almanaque “Os monstros dos nossos medos” foi produzido artesanalmente, e a tiragem é destinada aos alunos do projeto. “A partir da reflexão sobre o que atemoriza cada um de nós, eles criaram monstros, com textos descritivos e desenhos”, conta Margareth. Temos, por exemplo, a “Rapunlona”, que se instala no cabelo das mulheres, provocando queda, frizz e nós. Já o “Acabatud” é muito temido porque faz acabar as guloseimas e o recreio. Mas, se for treinado, pode tornar-se um aliado, colocando fim em coisas chatas como bronca de mãe e semana de provas.

:: O projeto ::

Criada em 2014, a “Escola de Escritores” tem reuniões semanais de uma hora e meia. “Não existe a pretensão de lançar escritores no mercado, embora isso possa acontecer. Nosso foco é despertar o amor pela leitura, preparando nossos alunos para que consigam interpretar textos e se expressar com clareza e criatividade na linguagem escrita, em qualquer situação”, observa Margareth, que criou o projeto junto com a diretora da Biblioteca Murilo Mendes, Gerda Juliana.

Para a dupla, o principal trunfo da ação é a abordagem lúdica. A partir de textos formais e histórias da cultura popular, são criadas oficinas que mesclam a literatura com atividades de grande apelo para as crianças, como culinária, bordado, pintura, desenho e teatro. Sem o protocolo das escolas formais, o projeto cativa pela capacidade de dialogar com o universo infantil, seja em uma competição de aviões de papel ou, até mesmo, por meio de uma cápsula do tempo, enterrada nos jardins da biblioteca em 2015, para ser aberta em dez anos.

Crédito: Desenho de Isadora Montilha Divino

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044

21/11/2019 - PROCON
Procon/JF lança cartilha educativa sobre “Crédito Consciente Para Idosos”