NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 11/11/2016 - 09:38

Portal de Notícias PJF | Prefeitura estreia curso sobre o Colab e fortalece parceria com lideranças comunitárias | SECOM - 11/11/2016
A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora segue ampliando e potencializando os canais diretos com o cidadão. Na tarde dessa quinta feira,10, líderes comunitários participaram da primeira edição do curso “O uso do Colab na gestão colaborativa: como a prefeitura e cidadão podem trabalhar juntos para construir uma cidade melhor”, na Escola de Governo. A iniciativa cria multiplicadores de práticas de relacionamento com o Poder Público, através do aplicativo de celular.

A primeira turma a participar do curso foi convidada pela União Nacional dos Agentes de Lideranças Comunitárias e Sociais de Juiz de Fora (Unalcs). Mais de dez líderes comunitários representaram bairros como Filgueiras, Eldorado, Quintas da Avenida 2, Progresso, Bonfim, Vivendas da Serra, Granbery, Grama, Alto Bairu e Santo Antônio.

De acordo com a chefe do Departamento de Imprensa da SCS, Telma Elisa Souza, o curso intensifica o processo de participação popular na gestão do município. “Essa gestão ficou marcada por dar voz ao cidadão. Com as novas tecnologias e a chegada do Colab, essa voz se tornou mais forte e democrática. Essa parceria com a Unalcs muito nos honra e vai servir para multiplicar a importância da participação do cidadão na administração pública”.

O Colab em Juiz de Fora reúne mais de 1.600 usuários e 2 mil fiscalizações. Os grandes desafios da ampliação do serviço em Juiz de Fora é o aprimoramento da localização da demanda e o estímulo à colaboração dos cidadãos. Para isso, a orientação é que o usuário enriqueça o texto da reclamação com pontos de referência do local e acompanhe o seu registro. O presidente da Unalcs, Jonathan Maycon, contou sobre a experiência de estrear a capacitação: “É extremamente importante essa busca do conhecimento. Muitas pessoas não sabem como funciona o aplicativo e hoje nós tivemos essa visão geral. Não é só jogar a foto ali e deixar aquilo. Você tem que ter um acompanhamento. Hoje soubemos como as secretarias estão se articulando para responder à população”.

Aplicativo premiado pela ONU terá divulgação reforçada na cidade

Para o secretário da pasta, Michael Guedes, o aplicativo deve ser acessado por todos os juiz-foranos e explorado da melhor maneira para garantir também a proposição de soluções para problemas urbanos. “O Colab é um aplicativo premiado internacionalmente e Juiz de Fora foi contemplada com o app sem qualquer custo para os cofres públicos porque a gestão do município apresenta resultados. Iniciativas como a capacitação reforçam que é possível promover conscientização, criar agentes multiplicadores, com gastos reduzidos”.

O Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas. A adoção do Colab.re pela Prefeitura é uma ação do Gestão Inteligente, ação que visa à melhoria da gestão e dos serviços públicos. Gestão Inteligente é o nome adotado na cidade pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e presente em 12 cidades do país.

Foto:Gil Velloso

Saiba mais e baixe o Colab.

*Informações na Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-8596

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA