NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 31/5/2016 - 14:47

Portal de Notícias PJF | “Maio Cultural” - Crianças e adultos se envolvem na magia do “mundo dos livros” com a autora Bia Bedran | FUNALFA - 31/5/2016
“O mundo dos livros é tão grande que ele vai pra frente e pra trás”. Apaixonada pelas letras, a escritora e musicista Bia Bedran lançou na noite de segunda-feira, 30, na Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, sua nova obra infantil, “O Mundo dos Livros”.

Transformando o lançamento em uma noite de contação de histórias e bate-papo, Bia encantou o público com seu jeito manso e cativante: “O mais importante pra mim é a paixão que tento passar. A menina do livro é um pouco eu, que adora ler e conhecer livros”. A autora contou que sua ideia foi provocar, despertar discussão sobre a importância do contato com o “livro de papel”, nesses tempos onde a tecnologia “abraça” a infância. Na trama, ela viaja pelo tempo, para contar essa história, que vai do papiro às obras impressas. Este ano, “O Mundo dos Livros” foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para integrar o catálogo que representa o Brasil na “Feira do Livro Infantil de Bolonha” (Itália), uma das mais importantes destinadas às publicações para crianças e jovens.

Sorridente, Mariana Gastão da Mata Carvalho, 10 anos, encarou fila para conseguir autógrafo da escritora: “Tenho o livro dela, Cabeça de Vento. Gosto muito de escrever e isso me incentiva”. Mariana faz parte do projeto “Escola de Escritores”, realizado pela biblioteca, que já está na terceira edição, e, a cada semana, trabalha um livro diferente, clássicos e modernos. “Já gostava de ler, só que agora estou gostando mais e conhecendo outros tipos de livros”, completou a menina. A mãe, Michele Gastão da Mata Carvalho, 38 anos, professora, contou que desde cedo incentiva a leitura dentro de casa: “Eles já são leitores. Agora a gente acha que chegou o momento de avançar. Então, eles estão trabalhando a escrita”.

Michele aproveitou o momento para também se deliciar com lembranças pessoais que a obra de Bia Bedran traz: “Tenho uma história com a Bia, porque trabalhei muitos anos com educação infantil. Eu trabalhava com meus alunos as suas músicas. Tive a oportunidade de cantar as músicas para meus filhos quando eram menores, e hoje eles tiveram a oportunidade única de estar na presença dela. Hoje ela se tornou concreta. Ela deixou de ser aquela música que eles ouviam no CD e virou uma pessoa encantadora, atenciosa, que passou essas horas com a gente”.

A coordenadora de projetos de incentivo à leitura da biblioteca, Margareth Marinho, acredita na importância da aproximação entre autores e leitores: “É uma relação muito distante. O autor está em um pedestal muito acima no nosso imaginário, consciente ou inconsciente. Quando a gente traz o autor para esse bate-papo com as crianças, aproxima demais! Eles buscam o livro, querem ler, manusear. Pegam o livro em casa e dizem: Eu conheci esse autor, tem até autógrafo com meu nome. Isso é muito legal, muito importante.” Para Margareth, a biblioteca deve ser “um espaço vivo de escritores e leitores”, para cumprir sua função.

“O Mundo dos Livros” pode ser comprado na Livraria Ca Dori (Rua Braz Bernardino, 105, loja 134, Centro), por R$ 28,00. Bia Bedran permanece na cidade para o espetáculo musical “Fazer um bem”, nesta terça-feira, 31, às 15 horas, no Teatro Pró-Música (Av. Barão do Rio Branco, 2.329, Centro). Os ingressos para o show serão trocados por livros de literatura em bom estado, uma hora antes da apresentação, na portaria do teatro. As publicações recolhidas serão doadas pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) para bibliotecas públicas e comunitárias, além de projetos de incentivo à leitura.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 / facebook.com/funalfa

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC