| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAU
JUIZ DE FORA - 25/5/2016 - 18:29



SAU realiza encontro com moradores e comerciantes do Bairro Alto dos Passos



A Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nessa terça-feira, 24, uma nova reunião com representantes das associações dos Moradores do Bairro Alto dos Passos e de Bares e Restaurantes (Abrasel), além dos donos de estabelecimentos do setor na região. Estiveram presentes também o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), João de Matos Neto, e o comandante da 32ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Marcus Vinícius de Almeida Castro.

Em encontro no dia 12 foram discutidas questões acerca da perturbação do sossego público, obstrução de via pública, trânsito, ordem e segurança, que ocorrem não apenas no Bairro Alto dos Passos, mas em outros locais da cidade, geralmente causadas por estabelecimentos comerciais que fogem de seu objeto de licença de funcionamento. “Após a realização dessa reunião, a Abrasel se comprometeu a realizar encontro com os donos dos bares e restaurantes da região, para transmitir aos associados e não associados interessados normas de conduta dos estabelecimentos e a forma de atuação da SAU, visando preservação da ordem e segurança pública nos locais, a partir de agora. O que me parece foi realizado com êxito, visto que as partes puderam dialogar sobre os incômodos relatados”, afirmou o secretário da SAU, Sérgio Rocha.

A explanação do secretário se identifica com o relato da presidente da Sociedade Pró-Melhoramentos (SPM) do Bairro Alto dos Passos, a artesã Ana Paula Carvalho dos Santos: “Para os moradores, isso é visto como marco, porque nunca conseguimos ter esse diálogo com donos de bares e restaurantes. Estamos tentando resgatar essa relação de boa convivência, para que possamos coexistir em harmonia.” Ela afirmou ainda que “a situação melhorou consideravelmente nos últimos tempos, logo após a ajuda do Poder Público, através da SAU, que abriu as portas para que pudéssemos ter esse diálogo, porque até então não havia essa conversa aberta entre os moradores e os donos dos estabelecimentos. O papel de mediador da SAU foi de extrema importância, para que chegássemos ao que temos. Agora, só estamos pontuando algumas coisas que ainda precisam ser resolvidas.”

O vice-presidente da Abrasel, Marcos Henrique Miranda, explicou que o órgão realizou uma reunião com os moradores e todos os associados e não associados que têm estabelecimento, bares e restaurantes no Bairro Alto dos Passos: “Foi passado a eles o que tínhamos conversado com a SAU e os moradores também puderam apresentar suas reivindicações.” O capitão Marcos Vinícius destacou que “a PM está sempre atendendo aos pedidos dos moradores do Alto dos Passos. Mesmo com a dificuldade de pessoal, temos viaturas todos os fins de semana patrulhando a área, para que possamos atender, dentro das possibilidades do órgão, as demandas da população.”

Propostas

As reuniões realizadas resultaram em algumas propostas do Executivo, dos moradores e da Abrasel. “A SAU estará providenciando a demarcação, sinalizando os passeios dos estabelecimentos, para que, além dos donos da atividade econômica, os frequentadores também possam identificar quais os limites físicos de colocação de mesas e cadeiras. Está sendo providenciada também a alteração da Legislação, com inserção de penalidade de suspensão de autorização para colocação de mesas e cadeiras por determinado período em espaço público para os estabelecimentos reincidentes que não observarem os limites estabelecidos pelo Município”, explicou Sérgio.

A Abrasel, em concordância com os moradores e donos dos estabelecimentos, criará uma cartilha de “boa convivência”, que será distribuída entre os associados, não associados e moradores. “Também iremos avaliar a criação de selo, que indica que aquele determinado estabelecimento é amigo do Alto dos Passos, ou seja, que respeita os direitos dos moradores e a legislação”, afirmou Marcos Henrique.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da SAU pelo telefone 3690-7454



 IMPRIMIR 
22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica
22/4/2024 - SAS
“Creas na Comunidade” atende população de Grama e Região
22/4/2024 - SEL
​Jotaefe Basquete estreia no Ginásio Municipal com vitória pela Copa Serrana de Basquete 2024
22/4/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: sete jogos fecham a 4ª rodada
22/4/2024 - SETUR
Reunião abre debate para primeira revisão do Plano Municipal de Turismo 
22/4/2024 - FUNALFA
Programa Educativo Iphan+80: Juiz de Fora ganhará mural inspirado na cultura da cidade
22/4/2024 - SESUC
“Guarda Presente” se estabelece como estratégia de prevenção
22/4/2024 - CESAMA
Serviço da Cesama pode comprometer abastecimento em Sarandira nesta terça-feira, 23
22/4/2024 - SE
E. M. João Guimarães Rosa desenvolve projeto de educação ambiental sobre tecnologia e meio ambiente
22/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 300kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
22/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" inicia a semana com vagas abertas para estágio em finanças e outras oportunidades
22/4/2024 - SE
Secretaria de Educação inicia os preparativos para a Semana Municipal do Brincar
22/4/2024 - FUNALFA
Edital Murilão: Dudu Lima faz show gratuito em Rosário de Minas
22/4/2024 - SE
SE comemora 30 anos da revista Cadernos para o Professor com live na quinta, 25
22/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil acompanha início da construção da carta geotécnica de Juiz de Fora
22/4/2024 - CESAMA
Semana de substituição de hidrômetros pela Cesama vai contemplar bairros das Regiões Leste e Sul
21/4/2024 - SS
Nota de pesar
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2