NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 23/5/2016 - 19:00

Portal de Notícias PJF | Aplausos e olhares emocionados marcaram a estreia do programa “TiVi Piraí” no 2º Seminário de Psicologia da Estácio | SECOM - 23/5/2016
Na manhã deste sábado, 21, os usuários do Centro de Convivência Recriar apresentaram o novo programa de TV, “Tivi Piraí”, durante o 2º Seminário de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora - “O Manicômio Está nos Olhos de Quem Vê”. A estreia foi recebida com aplausos aos assistidos, presentes ao evento, que, emocionados, falaram dos desafios e das conquistas de se produzir um programa audiovisual sobre o dia a dia dentro da instituição. O projeto foi integralmente produzido e coordenado pelos profissionais e assistidos do Centro, da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com apoio do projeto "Bem Comum", da Secretaria de Comunicação Social (SCS).

Além da apresentação da “TiVi Piraí”, foi realizada mesa-redonda com profissionais de comunicação social e de psicologia, que falaram sobre a temática. Wildemar Aquino, Vagner Tolendato e Aline Maia, jornalistas que participaram do evento, falaram sobre a importância dos veículos audiovisuais como ferramenta de interação social e formação psicossocial dos usuários.

A Chefe do Departamento da Saúde Mental da PJF, coordenadora do evento, Andréia Stenner, afirmou que “o objetivo da saúde mental é o protagonismo. É essencial para os usuários poderem se mobilizar, criar história e memória, falar de si e para o outro, por meio da comunicação, é essencial. O projeto Bem Comum também é algo extremante importante no que se refere à construção e reconstrução de valores que envolvem toda a sociedade. Não existe transformação em saúde mental se os usuários não puderem ter voz, lugar e fala. A TiVi Piraí é uma forma de inclusão social e mais uma possibilidade de vencer preconceitos e estigmas”.

“Achei o primeiro programa extremamente criativo e bem feito”, relatou a professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio, Aline Maia. “O projeto foi bem sucedido e agora precisa ser levado adiante. Não só por trabalhar a subjetividade das pessoas envolvidas, mas também questões técnicas que vão motivá-los a desenvolver outro aspecto do seu cotidiano e de suas vidas”. Para a jornalista, o principal ponto é oferecer a oportunidade de protagonismo aos envolvidos no projeto: “O mais importante no projeto é que os assistidos são protagonistas, sujeitos de uma comunicação produzida por eles, com eles e para a sociedade toda”.

Wildemar Aquino afirmou acreditar que o apoio da comunicação é fundamental para que se execute a proposta de dar voz aos usuários: “A rádio, e agora a TiVi Piraí, dá voz a essas pessoas, e isso demonstra o quanto elas são capazes. Com o apoio do Bem Comum, disponibilizando estagiários para fazerem a ligação entre a comunicação e o tratamento, foi possível utilizar a comunicação como inserção social”.

Repórter da TV Integração, Vagner Tolendato parabenizou a iniciativa do projeto: “Foi bom ver a garra, a interação e a união entre os técnicos e os estagiários, ao mostrarem a história deles de forma descontraída e leve. Ver a satisfação e a alegria no rosto de cada um foi extremamente satisfatório”.

Sebastião Peres, usuário há dez anos, acredita que “a “TiVi Piraí” é mais uma oportunidade de se conquistar o reconhecimento e o respeito das pessoas: “Minha emoção, ao ver nossa história sendo divulgada e aplaudida de pé, foi muito grande. Esse projeto nos representa e nos motiva a continuar e não desanimar”.

Os próximos programas serão veiculados por meio do facebook e poderão ser assistidos pelo link https://goo.gl/cN8nFx .

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelos 3690-7246 3690-7781

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON