NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 5/5/2016 - 18:37

Representantes da região nordeste participam de encontro sobre obras de despoluição do Rio Paraibuna

“Quando eu era criança, havia muita vida animal nas margens do Córrego Tapera. Hoje, graças à poluição e à urbanização, isso não é mais possível. Espero que, com as ações que estão sendo feitas no local, esse cenário possa mudar em breve”. As palavras de Altamir Mendes Nunes, morador do Bairro Santa Terezinha há 65 anos, refletem não apenas um desejo dele, mas de vários juiz-foranos que acompanham as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que incluem intervenções nos córregos Tapera, São Pedro, Matirumbide, Danta e Santa Luzia.

Membro da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Consep) da região nordeste, Altamir participou, nesta quarta-feira, 4, de um encontro na sede da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), no qual funcionários da empresa prestaram esclarecimentos sobre as obras de despoluição para representantes de comunidades locais. A iniciativa faz parte do trabalho técnico-social desenvolvido pela companhia e já foi realizado em seis regiões, com o objetivo de promover a interação entre poder público e população, solucionando dúvidas e colhendo sugestões.

Segundo a assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, o encontro permite ao cidadão acompanhar os avanços da obra, além de capacitá-lo para atuar como um agente multiplicador com a família e amigos. “Estamos falando de uma das maiores obras que Juiz de Fora já viu, orçada em R$ 130 milhões. Porém, para que esse investimento não seja em vão, as pessoas precisam se conscientizar, providenciar suas caixas de inspeção e não descartar entulhos nas tubulações de esgoto, uma vez que o lixo doméstico é responsável pela maior parte da poluição no município”, alerta.

A assistente social ainda abordou a questão do lançamento irregular de águas pluviais nas redes de esgoto: “A tubulação é sobrecarregada por essa prática, o que acaba gerando rompimentos. Além disso, a água das chuvas não pode ser encaminhada às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), uma vez que ela dilui os efluentes e prejudica o processo biológico do tratamento. Em virtude disso, a Cesama vem desenvolvendo um importante trabalho de separação das redes mistas na cidade, que servirá como um complemento fundamental na despoluição dos corpos hídricos do município”.

“Desde o seu início, em agosto de 2013, as obras de despoluição foram realizadas em pontos estratégicos, buscando atender o maior número de pessoas. Porém, com o tempo, todas as regiões da cidade serão beneficiadas”, explicou o engenheiro da Cesama, Ricardo Stahlschimidt. “É muito gratificante ver que estamos conseguindo vencer os desafios desse projeto, como as intervenções nos córregos Tapera e São Pedro, locais de difícil acesso. No meio do ano, já daremos início às operações da nova ETE União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel, que terá capacidade para tratar até 70% do esgoto da cidade”, prevê.

As obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e cinco córregos do município, além de cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja concluído até o final de 2016, gerando assim um grande avanço no índice de tratamento de esgoto na cidade, que saltará inicialmente de 10% para até mais de 50% nos próximos anos.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa