NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 5/5/2016 - 17:42

Prorrogado o prazo para inscrições à Olimpíada de Língua Portuguesa

Portal de Notícias PJF | Prorrogado o prazo para inscrições à Olimpíada de Língua Portuguesa | SE - 5/5/2016
O prazo de inscrições à Olimpíada de Língua Portuguesa, que seria encerrado em 30 de abril, foi prorrogado até o próximo dia 16, em todo o país. A decisão partiu do próprio Ministério da Educação (MEC). O concurso de produção de textos é direcionado aos alunos de escolas públicas, do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Com o tema “Escrevendo o Futuro – O Lugar Onde Vivo”, os inscritos terão a oportunidade de escrever e contar a realidade em que vivem, refletindo sobre pontos referentes à territorialidade local. Desta forma, eles experimentarão situações ligadas à oralidade e produção textual, fortalecendo a participação na sociedade e ampliando a formação da cidadania democrática. Também poderão modificar olhares em relação à própria identidade.

As atividades da olimpíada estão divididas em quatro categorias: os alunos do quinto e sexto anos escreverão poema; sétimo e oitavo produzirão textos de memórias literárias; nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio redigirão crônica; e segundo e terceiro anos do ensino fundamental, um artigo de opinião.

Neste ano, os primeiros cem mil professores inscritos receberão um DVD com o material “Coleção da Olimpíada”, que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais. O regulamento completo pode ser consultado no, site onde podem, também, ser realizadas as inscrições.

De iniciativa do Governo federal, através do MEC e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a olimpíada, além de incentivar a produção da escrita e a formação intelectual dos alunos, busca incentivar a formação e a prática didática de professores de Língua Portuguesa, para desenvolverem nos alunos competências de escrita, a fim de contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

* Informações na Assessoria de Imprensa da SE pelo telefone 3690-8497.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM