NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 28/4/2016 - 18:57

Portal de Notícias PJF | Prefeitura conclui licitação de transporte coletivo urbano e divulga os consórcios que vão operar o sistema nos próximos dez anos | SETTRA - 28/4/2016
Nesta quinta-feira, 28, Juiz de Fora escreveu mais um importante capítulo na sua história, com a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo urbano, realizado pela primeira vez no município. Segundo o prefeito Bruno Siqueira, além de atender ao disposto no Artigo 10 da Lei Federal 12.587/2012, o certame é um marco regulatório para o sistema, permitindo um planejamento de curto, médio e longo prazos. "A licitação é a forma mais transparente para gerir o serviço e também é o meio para garantir um melhor serviço para a população", afirma. Dentre os benefícios para os usuários, a mudança implica aumento de oferta e horários e maior controle sobre o cumprimento de viagens.

Os dois consórcios que vão operar o sistema pelos próximos dez anos são: Consórcio Via JF, que atenderá à Área 1 da cidade, e o Consórcio Manchester de Transporte Coletivo, que fica com a Área 2 de operação. De acordo com o chefe do Executivo, a previsão é que a nova operação se inicie em agosto, 90 dias após a assinatura do contrato, que acontecerá nas próximas semanas. Entre as mudanças que vão ocorrer, destacam-se: adoção do bilhete único em 100% das linhas; implantação de micro-ônibus para locais de difícil acesso; instalação de internet gratuita; renovação e aumento da frota; melhoria da acessibilidade; redução da idade média dos carros para cinco anos.

Dentro de 180 dias, a contar também da assinatura do contrato, o transporte público contará com nova programação visual. A marca, produzida pela Secretaria de Comunicação Social, traz uma proposta moderna, de fácil identificação e leitura, inspirada nas cores da bandeira de Juiz de Fora. O prefeito destacou, também, que, com a licitação, a tarifa não sofre novo reajuste, uma vez que os consórcios assumem o serviço dentro de oito meses após a última correção. Neste caso, conforme prevê o edital, a tarifa só pode ser reavaliada a partir de 12 meses do último reajuste, o que ocorre somente em abril de 2017.

Outras melhorias e ações que a concessão vai proporcionar ao sistema, a curto, médio e longo prazos, são: redução da superposição de linhas; aumento de oferta e horários; maior controle sobre cumprimento de viagens e horários; implantação de estações de embarque pré-pago em pontos de maior fluxo de passageiros; aumento da prioridade ao transporte coletivo; melhor comunicação, transparência e prestação de serviços ao cidadão.

Histórico

No primeiro semestre de 2013, a Prefeitura conseguiu liberar, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o estudo que subsidiou a licitação do transporte coletivo urbano, que estava suspenso desde 2009. Ainda em 2013, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) contratou a empresa Tecnotran e iniciou a elaboração do estudo de reestruturação do sistema. Em 2014, foram elaborados diagnóstico e projeto básico e, em 2015, após realização de audiência pública e participação popular, em maio, a Prefeitura publicou o edital e deu início à concorrência para prestação do serviço de transporte público no município, combinando a melhor técnica, com o menor preço.

FOTOS: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM