NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 28/4/2016 - 13:17

Quinta edição da “Dança da Escola no Calçadão” acontece na segunda-feira

Portal de Notícias PJF | Quinta edição da “Dança da Escola no Calçadão” acontece na segunda-feira | SE - 28/4/2016
Mais uma vez, a Rua Halfeld será palco da intervenção artística “A Dança da Escola no Calçadão”, que acontecerá na segunda-feira, 2 de maio, às 10 horas. A atividade, organizada pela Secretaria de Educação (SE), começará em frente ao Cine-Theatro Central e, em seguida, os cerca de 350 alunos se dividirão em três estações pelo Calçadão. Logo após, eles se juntarão e se apresentarão no trecho entre a Rua Batista de Oliveira e a Avenida Getúlio Vargas, partindo para a última etapa, na Praça Antônio Carlos.

Serão 11 escolas municipais envolvidas, de diversas regiões da cidade. Este ano, “A Dança da Escola no Calçadão” interroga: “Como eu vejo o tamanho da cidade?”. A proposta é questionar como cada estudante percebe a arquitetura do Centro a partir da experiência que eles têm nos bairros onde residem. Como muitos alunos não têm o hábito de transitar ou vir ao Centro da cidade, esta é uma experiência importante para criar um sentimento de pertencimento entre os estudantes. Além disso, é claro, a iniciativa também busca reforçar a importância da dança no contexto escolar e na vida pessoal dos alunos.

“A Dança da Escola no Calçadão” é uma iniciativa do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), por meio da Supervisão de Projetos de Arte, Cultura e Cidadania (Spac). A intervenção será realizada, também, para marcar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. A data busca despertar a atenção para a importância da dança na vida das pessoas e, também, afirmar que ela deve estar presente em todo o contexto educacional.

Confira as escolas participantes do evento:

·E.M. Carlos Drummond de Andrade (Nova Era)

·E.M. Manuel Bandeira (Nossa Senhora Aparecida)

·E.M. Amélia Mascarenhas (São Bernardo)

·Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho – CEM (Centro)

·E.M. Dr. Antonino Lessa (Santa Efigênia)

·E.M. União da Betânia (Granjas Betânia)

·E.M. José Calil Ahouagi (Marilândia)

·E.M. Bom Pastor (Cidade Jardim)

·E.M. Jesus de Oliveira (Ipiranga)

·E.M. Dom Justino José de Sant’Anna (Torreões)

·E.M. Professora Núbia Pereira de Magalhães (Santa Cruz)

Origem da iniciativa

O evento foi criado durante o curso “Diálogos Avançados em Dança”, oferecido aos professores de dança da rede municipal de ensino, com o propósito de introduzir o pensamento de arte contemporânea na escola. Desta forma, nesta edição, o objetivo é intervir artisticamente no espaço urbano da Rua Halfeld, o “Calçadão”, uma das principais vias da cidade, surpreendendo quem estiver passando pelo local e atraindo todos os olhares.

Após o espetáculo, os alunos se reunirão no auditório do Centro de Formação do Professor (CFP) para um bate-papo, com o objetivo de dialogar com professores e técnicos da SE sobre os resultados do trabalho.

Foto: Divulgação SE

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27