|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 2/3/2016 - 16:56



“Teatro em Movimento” - Projeto traz para Juiz de Fora oficina de dramaturgia



Portal de Notícias PJF | “Teatro em Movimento” - Projeto traz para Juiz de Fora oficina de dramaturgia | FUNALFA - 2/3/2016
O projeto “Teatro em Movimento” chega pela primeira vez a Juiz de Fora com a “Oficina de Dramaturgia: Ideias e Práticas”. Partindo da experiência criativa do grupo da capital mineira Quatroloscinco - Teatro do Comum, os atores-dramaturgos Assis Benevenuto e Marcos Coletta propõem vivência prática, com exercícios de escrita teatral sob uma perspectiva coletiva. A oficina acontece no sábado e domingo, 5 e 6, das 14 às 18 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Av. Getúlio Vargas, 200, Centro).

A oficina é gratuita e destinada a dramaturgos, atores e artistas interessados na produção e reflexão de dramaturgias autorais contemporâneas. De acordo com o produtor local do projeto, Zezinho Mancini, foram recebidas cerca de 120 inscrições. Inicialmente com 25 vagas, o grande interesse do público viabilizou abertura de uma segunda turma, que acontecerá paralelamente à primeira. No total, serão 50 participantes, além de dez ouvintes: “Foi muito bacana ter essa resposta do público, para mostrar o quanto precisamos de formação, o quanto queremos iniciativas desse tipo. Essa resposta abre portas para o projeto ter continuidade em Juiz de Fora. Os coordenadores estão procurando expandir suas ações para novos locais e, com esse resultado, a cidade se torna uma das possíveis rotas”. O resultado dos selecionados pode ser conferido na página do evento no facebook.

A iniciativa aposta na potencialidade de transformação social e cultural do teatro. Coordenado pela Rubim Produções (BH), o “Teatro em Movimento” foi criado há 14 anos, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação de espetáculos para outros estados e cidades do interior. Desde então, o projeto contabiliza 174 montagens, que somam mais de 503 apresentações em 14 cidades, com público superior a 365 mil pessoas. As oficinas compõem o eixo de formação do projeto, pretendendo colaborar para a criação de uma rede de circulação de informações e fortalecer a possibilidade de sustentabilidade do setor cultural.

“O teatro, sendo um agente de transformação social, é capaz de atuar como difusor de ideias e cultura, podendo ser usado como instrumento de comunicação. Os resultados do projeto vão além da inclusão das cidades na circulação das montagens. A iniciativa possibilita a formação de um espectador mais crítico e de um público mais preparado e habituado a lotar as salas dos teatros”, afirmou a idealizadora do projeto, Tatyana Rubim.

Quatroloscinco - Teatro do Comum

O Quatroloscinco - Teatro do Comum mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral desde 2007, baseado principalmente na criação coletiva e autoral, sob estética contemporânea. O grupo busca a cena centrada no jogo entre os atores e seu encontro com o espectador. O coletivo é um importante representante do teatro mineiro contemporâneo, acumulando prêmios, críticas e apresentações em mais de 50 cidades de 14 estados do país, além de Uruguai, Cuba e Argentina, em festivais nacional e internacional. Dois de seus integrantes serão os responsáveis por conduzir o encontro em Juiz de Fora.

Assis Benevenuto é formado pelo Centro de Formação Artística (Cefar)/Palácio das Artes e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo, improvisador, escritor e pesquisador acadêmico. Participa também do Grupo Espanca! como ator e dramaturgo convidado. É cocoordenador do Ateliê de Dramaturgia em BH e do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto.

Marcos Coletta é formado pelo Teatro Universitário, licenciado pelo Curso de Teatro e mestre em Artes pela Escola de Belas Artes, todos integrantes da estrutura da UFMG. Desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo, improvisador e pesquisador. Cofundador do Quatroloscinco, coordena o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 / facebook.com/funalfa. Contato: (31) 3282-5420 ou rubim@rubim.art.br



 IMPRIMIR 
8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade
8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde homenageia líder comunitária na UBS Vale Verde
8/12/2021 - SEDH
PJF e Alto Comissariado das Nações Unidas discutem Políticas para a População Migrante
8/12/2021 - SESMAUR
PJF realiza 2ª edição do “Domingo no Parque” e lança participação na campanha JF Solidária
8/12/2021 - PROCON
Pesquisa relaciona disposição de produtos em supermercados e decisão de compra de consumidores
8/12/2021 - SRH
“Nossas vidas importam”: Palestra on-line para servidores aborda violência contra a mulher negra
8/12/2021 - SO
Programa Boniteza opera em 114 intervenções em todas as regiões
7/12/2021 - SS
Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho”
7/12/2021 - SS
Mais de 60 mil animais são vacinados contra a raiva em Juiz de Fora
7/12/2021 - SS
Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira, 8
7/12/2021 - SESUC
Secretária de Segurança faz chamada geral com a Guarda Municipal
7/12/2021 - SESUC
Prefeitura tem canal de denúncias para furtos em imóveis públicos
7/12/2021 - SMU
Rua Benjamin Constant passa a ser mão única a partir de quinta-feira, 9
7/12/2021 - SESMAUR
PJF segue com processo de formalização do comércio popular de rua e promove capacitação
7/12/2021 - SS
Pessoas com Síndrome de Down, paralisia cerebral e autistas podem ser vacinadas contra Covid-19 na Alae
7/12/2021 - FUNALFA
Funalfa promove debate sobre violência contra mulher LGBTQIA+
7/12/2021 - SEDH
PJF assina decreto que institui Política Municipal para a População Migrante
7/12/2021 - SG
“Árvore da Esperança”, no São Bernardo, recebe decoração de Natal produzida por artesãs acauteladas
7/12/2021 - PGM
Membros da PGM vencem concurso de artigos promovido pela ANPM
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2