NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 11/1/2016 - 17:52

Carnaval 2016 de JF terá mais de 80 eventos

Portal de Notícias PJF | Carnaval 2016 de JF terá mais de 80 eventos | FUNALFA - 11/1/2016
Artistas locais e de outros grandes centros, blocos de rua, afoxés, escolas mirins, folia nos bairros, bicicletada e bailes estão na programação do Carnaval 2016 de Juiz de Fora, que terá atividades entre 23 de janeiro e 9 de fevereiro. Serão mais de 80 eventos promovidos ou apoiados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa0. Como ainda há solicitações de apoio em análise, este número pode aumentar. A expectativa é de mobilizar em torno de cem a 120 mil pessoas. A maior parte da programação tem entrada franca e acontecerá no pré-carnaval, de 28 de janeiro a 6 de fevereiro.

As atividades da folia foram divulgadas pelo superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 11. A Praça Antônio Carlos, tradicional referência de cultura na cidade, concentrará a maior parte dos shows do pré-carnaval, recebendo, entre outras atrações, a Orquestra Voadora, o Grupo Show da Mocidade Independente de Padre Miguel, o Bloco Pra Iaiá, o grupo Sururu na Roda, o Quinteto Cacique e o sambista Leandro Sapucahy, todos do Rio de Janeiro, além do cantor e compositor pernambucano Siba.

Entre os artistas locais escalados para o pré-carnaval de Juiz de Fora estão os grupos Melhor Assim, Samba do Miranda, Bombocado e Bacharéis do Samba, as cantoras Alessandra Crispin e Sandra Portella, que receberão convidadas no show “Divas do Samba”, e o Bloco das Escolas de Samba de Juiz de Fora, com integrantes das 13 agremiações da cidade.

A programação de pré-carnaval terá início com o “Encontro de Tambores”, que promoverá uma confraternização entre diferentes gerações de batuqueiros, no dia 28, quinta-feira, às 17 horas, com concentração no Parque Halfeld. A iniciativa, inédita, terá participação de percussionistas do grupo Ingoma e do Batuque Afrobrasileiro de Nélson Silva, patrimônio imaterial de Juiz de Fora, além de MCs.

Já a tradicional Banda Daki fará seu desfile no sábado, 6 de fevereiro, com concentração a partir das 12h30, na Avenida dos Andradas, no Centro. Antes, no dia 4, quinta-feira, acontecerá o Baile da Banda Daki, às 22 horas, no UniverShow (esquina das avenidas Brasil e Rio Branco, no Manoel Honório).

Para a criançada, a pedida é o bloco Trupi Folia, do grupo infantil Trupicada, que acontecerá no domingo, 30, às 10h30, na Praça do Bairro Bom Pastor. Os pequenos foliões também dominarão a cena na sexta-feira, 29, quando, a partir das 18 horas, acontecerá o desfile de duas escolas de samba mirins, na Rua Paulo de Frontin, entre as praças da Estação e Antônio Carlos.

Em sua sexta edição, o Concurso de Marchinhas de Juiz de Fora, promovido pela Funalfa, terá sua etapa final no dia 29, sexta-feira, às 20h30, na Toca da Raposa (Avenida Brasil, 3.840 – Ladeira). Trinta composições foram inscritas nesta edição, e 12 serão selecionadas para a final.

Outro destaque da programação é a “Matinê de Carnaval” do programa “Bem Comum Lazer”, da PJF, que acontecerá no dia 7 de feveiro, às 10 horas, na Avenida Rio Branco, entre a Rua Doutor Romualdo e o trevo do Bairro Bom Pastor.

Logomarca

Durante a coletiva, o superintendente da Funalfa apresentou também a logomarca do Carnaval 2016 de Juiz de Fora. Trata-se de uma mandala formada por ícones que simbolizam importantes referências da cidade e da festividade de Momo. Entre os elementos destacados estão os postes do Calçadão da Rua Halfeld, os trevos do painel de Portinari no Edifício do Clube Juiz de Fora e as cores da bandeira da cidade, misturadas a outras que fazem alusão à festa e à alegria do carnaval.

Também integram a logo uma coroa de Momo, o couro de um surdo - representado pelo grande círculo estampado, e o pandeiro, de onde simbolicamente irradiam os vários círculos de cores e símbolos - como o som dos instrumentos de percussão. A logomarca foi criada pela equipe de artistas gráficos da Funalfa e reforça a pluralidade e a diversidade da cultura brasileira e do carnaval em Juiz de Fora.

FOTO: Carlos Mendonça

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos