NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 30/11/2015 - 20:00

Juiz de Fora realiza sua 1ª Conferência Municipal de Bairros

Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora realiza sua 1ª Conferência Municipal de Bairros | SG - 30/11/2015
Um momento histórico para Juiz de Fora. Lideranças comunitárias e representantes governamentais se reuniram no sábado, 28, para a realização da “1ª Conferência Municipal dos Bairros da Cidade”. Com uma programação que discutiu o desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento das comunidades que integram o Município, o encontro aconteceu de 8 às 17 horas, na Escola de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), incluindo palestras e debates. A conferência é uma das diretrizes previstas na Lei nº 12.377/2011 (Lei Pró-Bairros), e foi organizada pela Secretaria de Governo (SG) da PJF, com apoio da União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distrito (Unijuf). Durante a conferência, os integrantes da mesa de abertura assinaram o Edital 2015 da Lei, que determina as normas de apresentação de propostas pelos bairros.

O evento teve início com a formação da mesa de abertura, composta pelo vice-prefeito Sérgio Rodrigues; o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa Neto; o deputado estadual Isauro Calais; o vereador Wanderson Castelar; e o presidente da Unijuf, Geraldo Magela Paiva. Em vídeo, o prefeito Bruno Siqueira (ausente em função de viagem oficial), abriu a Conferência. Neste mesmo vídeo, foram mostradas as atividades desenvolvidas pelas seis comunidades contempladas pelo Edital 2014 da lei: São Judas Tadeu, São Geraldo, Teixeiras, Palmital, Carlos Chagas e Floresta.

Figueirôa destacou que “o Pró-Bairros é a primeira lei de iniciativa popular existente em Juiz de Fora”, e que, “a partir desse encontro, será possível traçar um esboço de um plano de desenvolvimento comunitário sustentável para a cidade”. Além disso, o secretário anunciou que serão investidos R$ 10 mil para cada projeto que for aprovado pela comissão do Pró-Bairros no próximo edital.

Geraldo Magela ressaltou o bom relacionamento que a instituição tem com os poderes Executivo e Legislativo, e afirmou estar otimista para a continuidade do programa nos próximos anos. Ele destacou que, dos seis bairros que apresentaram projetos no Edital 2014, todos foram contemplados, e acredita que o número de participantes deve aumentar em 2016.

Calais anunciou o aporte de R$ 100 mil para a próxima edição. Além desse valor, o Edital 2015 contará com mais R$ 40 mil do Executivo e R$ 20 mil do Legislativo, totalizando R$ 160 mil. Um dos idealizadores do Pró-Bairros, o vereador Wanderson Castelar, recordou sua participação no início do programa: “Desde 2005, quando pensamos na constituição de um fundo para apoiar projetos comunitários, até sua ampla implementação, foi quase uma década de trabalho. Essa conferência é o ápice desse processo, porque, pela primeira vez, reunimos os bairros em torno de uma iniciativa concreta, que já vem dando frutos, com perspectiva de ampliação”.

Durante o evento foram ministradas palestras sobre “A Política de Desenvolvimento Comunitário Sustentável”, por Figueirôa; “Projetos Sociais – Elaboração, Desenvolvimento e Prestação de Contas”, pelo representante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), José Augusto da Silva; e “Por uma Política Municipal de Desenvolvimento Comunitário”, por Castelar.

“Pró-bairros”

A Lei Municipal nº 12.377 é a primeira de iniciativa popular de Juiz de Fora. O “Pró-Bairros” foi aprovado em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentado pela União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf), depois de recolher mais de dez mil assinaturas. A legislação passou a ser cumprida na atual administração. O objetivo é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias.

TEXTO: Jussara Ramos
FOTO: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.

25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas