|   -A     Padrão     A+   |  
Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SDS
JUIZ DE FORA - 8/10/2015 - 18:46



Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua



Portal de Notícias PJF |  Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua | SDS - 8/10/2015
Representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, entidade conveniada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8, para conhecer os serviços da Prefeitura para a população de rua na cidade. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania, todos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Os visitantes puderam conhecer as iniciativas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) acerca dos moradores de rua, além de vivenciarem a rotina dos mesmos. “Petrópolis tem equipamentos muito parecidos com os de Juiz de Fora. Porém, ainda existe uma forte resistência por parte da população em situação de rua. Por isso, a visita é de extrema importância, uma vez que Juiz de Fora é referência em serviços para esta população, além de ter uma aceitação forte por parte deles”, pontuou a coordenadora administrativa do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Carla de Carvalho.

Desde o inicio da gestão, a SDS recebe representantes de municípios vizinhos que querem conhecer os serviços desenvolvidos na cidade. Já estiveram presentes profissionais de Congonhas, Ubá, Leopoldina, Dores do turvo e Pedro Leopoldo. “As visitas são essenciais para o crescimento de nosso trabalho. Uma vez que, recebendo estes representantes em nossas unidades, estamos passando experiências que podem ajudar no crescimento dos projetos em outras regiões, assim como contribuir para que desempenhemos um trabalho exemplar aqui”, destacou o Chefe de Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva.


As unidades

O Centro Pop e o Núcleo do Cidadão de Rua têm como público-alvo cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora. O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua que chegam ao núcleo, abordados ou por demanda espontânea, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo esse trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro.

Além desses dois equipamentos, Juiz de Fora conta com mais uma unidade socioassistencial voltada para a população em vivencia de rua: a Casa da Cidadania. Esse equipamento realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos, e, em geral, são pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.



 IMPRIMIR 
18/6/2019 - SEL
“Intercolegiais” - Futebol tem seu décimo dia de jogos
18/6/2019 - SDS
SDS realiza roda de conversa com o tema “trabalho infantil”
18/6/2019 - SECOM
Corpus Christi - Veja como fica o funcionamento da PJF no feriado
18/6/2019 - FUNALFA
“Farra Fina”: festa leva música e gastronomia brasileira ao Museu Ferroviário no feriado
18/6/2019 - FUNALFA
Grupo teatral do “Gente em Primeiro Lugar” estreia no circuito nacional de festivais
18/6/2019 - SEL
“Programa JF Paralímpico”: alunos do atletismo se preparam para corridas de rua
18/6/2019 - SE
Penido sedia “Bem Comunidade” no sábado com lazer e serviços da PJF
18/6/2019 - SO
Secretaria de Obras constrói muro de contenção no Grama e no Nossa Senhora Aparecida
18/6/2019 - SAU
Blitz educativa em frente ao Parque da Lajinha marca o início da “Operação Estiagem 2019”
18/6/2019 - SEDETTUR
“Seu Emprego JF” divulga novas oportunidades nesta terça-feira
18/6/2019 - SAU
Projeto “Visitas Guiadas” recebe alunos da E.M. “Manuel Bandeira”
18/6/2019 - CESAMA
Renovação de rede de esgoto no Bairro São Mateus está em fase final de execução
18/6/2019 - FUNALFA
“Escola de Escritores” - Projeto tem atuação reconhecida com moção de aplauso
18/6/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio é opção de lazer no feriado de Corpus Christi
17/6/2019 - DEMLURB
Demlurb participa de blitz educativa no Parque da Lajinha
17/6/2019 - SDS
SDS realiza palestra sobre apoio à pessoa com deficiência
17/6/2019 - SDS
Centro do Idoso comemora 31 anos de existência com música, dança e show de prêmios
17/6/2019 - SEL
“Copa Juiz de Fora de Futebol Amador” – Categorias sênior e veterana conhecem seus campeões
17/6/2019 - SEL
Núcleo do Bom de Bola promove torneio preparatório
17/6/2019 - SEDETTUR
Aerofest reúne cerca de 60 mil pessoas no fim de semana de alegria e emoção
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | 6° andar - Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2016 - Site versão 3.0