|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 8/10/2015 - 18:46



Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua



Portal de Notícias PJF |  Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua | SDS - 8/10/2015
Representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, entidade conveniada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8, para conhecer os serviços da Prefeitura para a população de rua na cidade. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania, todos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Os visitantes puderam conhecer as iniciativas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) acerca dos moradores de rua, além de vivenciarem a rotina dos mesmos. “Petrópolis tem equipamentos muito parecidos com os de Juiz de Fora. Porém, ainda existe uma forte resistência por parte da população em situação de rua. Por isso, a visita é de extrema importância, uma vez que Juiz de Fora é referência em serviços para esta população, além de ter uma aceitação forte por parte deles”, pontuou a coordenadora administrativa do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Carla de Carvalho.

Desde o inicio da gestão, a SDS recebe representantes de municípios vizinhos que querem conhecer os serviços desenvolvidos na cidade. Já estiveram presentes profissionais de Congonhas, Ubá, Leopoldina, Dores do turvo e Pedro Leopoldo. “As visitas são essenciais para o crescimento de nosso trabalho. Uma vez que, recebendo estes representantes em nossas unidades, estamos passando experiências que podem ajudar no crescimento dos projetos em outras regiões, assim como contribuir para que desempenhemos um trabalho exemplar aqui”, destacou o Chefe de Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva.


As unidades

O Centro Pop e o Núcleo do Cidadão de Rua têm como público-alvo cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora. O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua que chegam ao núcleo, abordados ou por demanda espontânea, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo esse trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro.

Além desses dois equipamentos, Juiz de Fora conta com mais uma unidade socioassistencial voltada para a população em vivencia de rua: a Casa da Cidadania. Esse equipamento realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos, e, em geral, são pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.



 IMPRIMIR 
4/10/2022 - SS
Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes
4/10/2022 - SEDH
SEDH recebe doação de 500 cestas básicas da Cesama
4/10/2022 - FUNALFA
Museu Ferroviário oferece visitas guiadas para grupos
4/10/2022 - SEAPA
PJF realiza 1º Fórum de Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo
4/10/2022 - SESUC
“Um novo olhar sobre o meio ambiente” é proposta de atividade para crianças do Parque das Águas
4/10/2022 - SEDH
PJF continua com Plano de Contingência no período de chuvas para população em situação de rua
4/10/2022 - EMPAV
PJF dá início aos reparos na Praça Pedro Marques
4/10/2022 - CESAMA
Novos colaboradores participam de treinamento para a Agência de Atendimento da Cesama
4/10/2022 - SEL
Parque Municipal terá roteiro especial de primavera para Visitas Guiadas
4/10/2022 - PREFEITURA
Prefeita inaugura novo serviço para avaliação de alunos com deficiência da rede municipal
4/10/2022 - SEDH
PJF abre inscrições para capacitação sobre Direitos e Qualidade de Vida da População Idosa
4/10/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quarta-feira, 5
4/10/2022 - DEFESA CIVIL
Semana da Defesa Civil promove exposição de atividades dos alunos da E.E Maria das Dores de Souza
4/10/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para estágio financeiro e outras oportunidades
4/10/2022 - FUNALFA
130 proponentes inscritos no Edital “Murilão” devem corrigir pendências de documentos
4/10/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 133 intervenções nesta terça, 4
4/10/2022 - STDA
Prefeitura lança novos editais
4/10/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio recebe cerca de dez mil visitantes desde sua reabertura
4/10/2022 - DEFESA CIVIL
Webinário sobre mudanças climáticas abre a Semana Municipal de Redução de Riscos e Desastres
3/10/2022 - SMU
Trânsito na Rua da Bahia permanece com interdições para poda de árvore
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2